Nosso ensino

Fé e conhecimento para formar cidadãos do futuro. A luz da sabedoria ilumina as nossas salas!

A cada amanhecer, o Colégio Erasto Gaertner renova os valores transmitidos há oitenta anos pelos seus fundadores menonitas. A tradição nos dá solidez para assimilar o novo de maneira mais consciente, oferecendo um ensino moderno e com base nos ideais cristãos.

Ensinar é apenas uma parte do processo educativo. A nossa missão - muito mais ampla - soma a fé e o conhecimento para formar cidadãos integrais, críticos, sensíveis, capazes de mudar a realidade e construir uma sociedade mais justa, honesta e fraterna.  

"Dispomo-nos a encarar o novo não como uma ameaça, mas como uma oportunidade de crescer."

- Henrique Ditmar Wall - Diretor do Colégio Erasto Gaertner

Nossa História

A pequena escola fundada em 1936 se transformou muito ao longo de oito décadas. Os 18 alunos, imigrantes do Krauel, se multiplicaram e hoje são mais de mil estudantes acolhidos em uma estrutura de 22.000 m² no bairro Boqueirão, em Curitiba.

Se o crescimento nos fez mudar, algumas coisas permaneceram intactas, entre elas, os pilares do nosso ensino: professor, aluno, fé e conhecimento.

Trazemos esta herança desde os tempos da Holanda, onde nasceu Menno Simons, o responsável pelo início da caminhada menonita pelo mundo, plantando e colhendo a fé cristã.

A Fundação Educacional Menonita é a mantenedora do Colégio Erasto Gaertner. Em todo o país são mais de dez mil menonitas que cultivam o trabalho, a religião e a educação como forma de progresso. ​

Conheça nossos 80 anos em uma série de 4 vídeos:





A comunidade Menonita de Curitiba

Em diversas regiões da cidade, a comunidade menonita mantém instituições de grande importância, que ajudam e transformam vidas: 

  • Núcleo Terapêutico Menno Simons: atende aproximadamente 1.200 pessoas por mês;
  • Casa José: atende adolescentes carentes e abriga rapazes em regime de república no município de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba;
  • AMAS - Associação Menonita de Assistência Social:  instituição filantrópica que atende quase mil crianças de Curitiba e cidades vizinhas - Lapa, Porto Amazonas e Palmeira - em seis centros de educação infantil e um centro de apoio aos pequenos agricultores, com alimentação, educação, lazer e formação cristã.  Também presta apoio sociofamiliar e socioeducativo para promover o bem estar social e espiritual nas comunidades carentes;
  • Lar Betesda: clínica de repouso, de apoio e de recuperação de idosos, fundada em 1979;
  • Chácara Betel, Esporte Clube Olímpico e Danúbio: espaços para a prática do esporte e lazer;
  • Faculdade Fidelis: surgiu da parceria entre os mantenedores do antigo Instituto e Seminário Bíblico Irmãos Menonitas (ISBIM), diversas denominações evangélicas - COBIM (Irmãos Menonitas), AIMB e AEM (Menonitas) e CIELB (Evangélica Livre) - e a Fundação Educacional Menonita, para o credenciamento do curso de Bacharel em Teologia pelo MEC.