5 dicas de livros para ajudar os pais na educação dos seus filhos

5 dicas de livros para ajudar os pais na educação dos seus filhos

Todo pai se preocupa sobre como educar os filhos. A preocupação com o seu bem estar é diária – nos esforçamos para oferecer o melhor possível e dar uma vida com conforto para os pequenos. Mas educar é uma arte que exige empenho e conhecimento e que pode ser extremamente desafiadora, mas também prazerosa. Nesta lista você vai conhecer 5 obras para ajudar a entender mais sobre como educar os filhos. Confira!

1. O homem que amava caixas (Stephen Michael King)

O livro trata do relacionamento entre um pai e seu filho. Um homem amava caixas e amava seu filho, mas não conseguia dizer para ele o quanto o amava. Então, ele passa a demonstrar seu amor usando caixas para fazer brinquedos para o menino. Com muita sensibilidade e belas ilustrações, essa obra mostra que o amor pode estar nos gestos diários e que é preciso encontrar uma forma de compartilhar esse amor.

2. Crianças francesas não fazem manha (Pamela Druckerman)

Relato que mostra que o papel dos pais também é dar limites. Esse best-seller mundial evidencia o modelo de educação francês em oposição ao modelo americano, em que a criança é o centro das decisões. A obra defende que a educação deve ser feita baseada nas necessidades e interesses. Fala ainda de assuntos como amamentação, parto, importância do brincar, lidar com frustrações e esperar, entre outros.

3. Quem ama educa (Içami Tiba)

Esse best-seller nacional foi lançado há 15 anos e continua extremamente relevante e atual para quem busca obras sobre como educar os filhos. O psiquiatra Içami Tiba trata de temas atuais e propõe que os pais quebrem os padrões da educação para se adaptarem às novas realidades. Livro que fala sobre os caminhos para educar os filhos a fim de se tornarem cidadãos felizes, competentes e éticos.

4. Eu sou Malala (Malala Yousafzai, Christina Lamb, Patricia McCormick)

O livro conta a história da jovem Malala, acompanhando sua infância, sua luta pelo direito das mulheres estudarem, o terrorismo que perseguiu sua família, enfim, a trajetória desse ícone de resistência e esperança. Mais do que defender o direito e a importância da educação e a necessidade de se lutar pelo que acreditamos, a obra mostra como o amparo da família é fundamental na formação dos filhos.

5. Limites sem trauma (Tania Zagury)

Mais uma obra que aborda a questão dos limites, trazendo à tona as questões de como, quando e porque dizer não ou sim aos filhos. Os capítulos são divididos por faixa etária, o que facilita a compreensão do que a criança precisa de acordo com a fase em que está vivendo. A autora defende que os pais precisam retomar a percepção de que é seu papel formar cidadãos éticos, capazes de transformar a sociedade. O livro oferece uma base técnica e educacional para que os pais saibam como educar os filhos sem se sentirem culpados e inseguros.

Gostou dos livros que indicamos sobre como educar os filhos? Tem algum para indicar também? Então deixe um comentário e boa leitura!