Alunos do terceirão: como se preparar para o ENEM desde o começo do ano

 

Alunos do terceiro ano do ensino médio sofrem uma pressão muito grande para terem bons desempenhos nos vestibulares. É preciso tanto estudo quanto dedicação para se sair bem e garantir uma vaga no curso superior tão desejado.

Porém, se engana quem pensa que tal esforço deve ser ativado somente ao fim da fase escolar. Saber como se preparar para o ENEM desde cedo é fundamental para alcançar bons resultados! Vale ressaltar que os três anos do Ensino Médio são decisivos para essa preparação. O empenho em todos esses anos letivos faz a diferença na hora da prova.

Nossa escola conta com um corpo docente preparado para auxiliar nessa fase da melhor maneira possível, com embasamento acadêmico exigido nas provas e também suporte emocional nos momentos de pressão. O Colégio Erasto teve mais de 98% de aprovação nos principais vestibulares de Curitiba em 2017 e 2018.

Além de prestar atenção nas aulas e tirar dúvidas com os professores, a força de vontade também se faz necessária ao estudar em casa, assegurando que o conteúdo apresentado em sala de aula seja bem fixado.

Confira algumas dicas e saiba como se preparar para o ENEM e demais vestibulares:

Como se preparar para o ENEM desce cedo?

1) Faça do seu tempo, um aliado

A organização é a mãe de todo sucesso. Você deve dedicar um horário do seu dia para os estudos, de modo que esse seja um momento realmente produtivo. Virar noites estudando não ajuda, já que é preciso descansar para fixar os conteúdos. Se você não tem o hábito de estudar em casa, comece aos poucos e vá aumentando o período gradativamente.

2) Tire o máximo proveito das aulas

Conciliar o que se aprende em sala de aula e o que se estuda em casa é bastante válido. Além de você rever a matéria, ainda há a possibilidade de esclarecer possíveis dúvidas no dia seguinte com o professor. Desse modo, você não acumula conteúdo e fica mais seguro no dia da prova, sabendo como se preparar para o ENEM.

3) Saiba - a fundo - o que pode ser cobrado

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza um edital, no qual consta todas as habilidades que serão exigidas dos candidatos no momento da prova. Faça dele seu aliado, junto dos resumos, e confira se o que você vem estudando se adequa ao que será cobrado. Uma boa dica de como se preparar para o ENEM é usá-lo como um checklist.

4) Mantenha-se atualizado

Temas atuais, do Brasil e do mundo, são cobrados na avaliação. Por isso, é importante que você acompanhe as últimas notícias e tente entendê-las de fato, a fim de se preparar para um possível tema da redação. Ler jornais, buscar portais de notícias e assistir a noticiários é essencial para ir bem no exame.

5) Pratique atividades físicas

Manter-se ativo é uma forma eficaz para alcançar o bom desempenho nas provas. O ENEM é uma verdadeira maratona, exigindo tanto do corpo físico quanto da parte cerebral. O sedentarismo diminui a capacidade de produção, o que pode prejudicar nos estudos. Ainda que de forma leve, exercite os músculos! Aproveite esse tempo para relaxar a mente.

6) Exercite a redação

Uma das exigências mais temidas é a prova de redação. Por isso, é importante preparar-se com dedicação para essa etapa. Fique por dentro das atualidades, leia bastante e escreva, apresentando o contexto da história e expressando a sua opinião sobre a mesma. A prática do resumo é uma importante arma para que esse treino aconteça.

__

Gostou das dicas? Compartilhe esse post nas redes sociais e ajude seus amigos que ainda tem dúvidas sobre como se preparar para o ENEM!