Atividades para crianças: dicas para aproveitar os dias de chuva!

Quando chegam os dias chuvosos, os pais - geralmente - se preocupam com seus filhos, que gostam de ficar ao ar livre e interagir com o ambiente. Muitas crianças ficam irritadas, ansiosas ou mau humoradas devido ao tédio. Sendo assim, é necessário que você saiba como encontrar atividades para crianças nesta situação.

Poucas coisas neste mundo desafiam tanto a imaginação e a criatividade dos pais quanto dias consecutivos de chuva, tornando um verdadeiro desafio de autocontrole e paciência as habilidades paternais e maternais.

Se vocês têm passado por essas situações desafiadoras, este artigo está aqui para te salvar!

5 atividades para crianças em dias de chuva

Lembre-se de que a missão será trabalhar sua criatividade no encontro de atividades para crianças e fazer com que os pequenos não reclamem de tédio. A fim de facilitar um pouco para você, separamos carinhosamente essas 5 formas de entreter e alegrar os seus filhos:

1- Adivinhando objetos

Aqui, vamos estimular o tato e o reconhecimento de formas e objetos. É uma boa alternativa para brincadeiras em grupos. Convide amiguinhos(as) para participarem.
A brincadeira, basicamente, consiste em colocar num saco ou mochila o maior número de objetos possíveis (que não ofereçam riscos para as crianças). Com isso, um de cada vez é vendado e tenta descobrir quais são os objetos guardados. O jogador que fizer mais pontos no final é o vencedor.

2- Jogos educativos e de tabuleiro

Ter em casa bons jogos de tabuleiros e brinquedos educativos é sempre uma ótima carta na manga. Além de divertir, eles aumentam o desenvolvimento cognitivo e raciocínio lógico das crianças. Lince, Imagem e Ação, Senha, Damas, Ludo e Cara a Cara são algumas opções.

3- Fui às compras!

Exercite a memória auditiva dos seus filhos com esta divertida brincadeira. Começa assim: um membro da família diz “fui às compras e comprei banana”. O próximo deve continuar utilizando o item anterior e adicionando mais um, como “fui às compras e comprei banana e laranja”, e assim por diante. Quem errar, perde!

4- Atividades da vida prática

Usar atividades da vida prática é perfeito para reduzir a agitação e treinar o autocontrole dos pequenos. Para começar, misture dois tipos de grãos em uma tigela e peça para o seu filho separá-los em dois potes diferentes. Pode parecer algo bobo, porém é desafiador e exige muita atenção e coordenação motora. Você pode também pegar todos os legumes da geladeira e pedir para que sejam separados e guardados de forma organizada.

5- Competição de obstáculos

Use as cadeiras, a mesa, o sofá e as almofadas. Oriente as crianças, de modo que façam um circuito em um determinado ambiente da casa, passando por baixo da mesa, por cima de uma cadeira, dando a volta em outra e pulando as almofadas. Enfim, explore toda a sua criatividade e aplique os objetos que não representem perigo, mas que possam ser atrativos e interessantes como obstáculos.

Esta atividade para crianças, além de ser um exercício físico divertido, também aumenta a consciência corporal.
Confira essas e outras dicas importantes de integração com os seus filhos, em nosso blog!