Benefícios do ensino de uma segunda língua na educação infantil

Com os enormes benefícios que a alfabetização bilíngue proporciona, diversas instituições de ensino estão investindo em uma segunda língua na educação infantil. Muitos pais têm receio desta nova realidade, pois, normalmente acreditam que tal inserção pode atrapalhar no aprendizado das disciplinas comuns.

Porém, esta é uma preocupação que não deveria existir! Muitos especialistas em diversos lugares do planeta afirmam que, quanto mais cedo é o contato com uma segunda língua na educação infantil, maior será a facilidade em se expressar. Além disso, ainda tende a melhorar o raciocínio e ajudar a criança em outras matérias escolares também.

A todo momento, novos estudos revelam a importância da educação infantil bilíngue para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, proporcionando aos mesmos uma experiência de alta performance na absorção do conhecimento.

Outro ponto relevante é que as crianças bilíngues se alfabetizam mais facilmente. Então, se vocês, pais, estão pensando em ingressar os seus filhos em escolas que proporcionam o aprendizado de um segundo idioma logo na infância, saibam que estão fazendo a escolha certa! Isso promove o que existe de melhor ao sucesso escolar, acadêmico e profissional de seus pequenos.

Normalmente, a segunda língua escolhida para as crianças é o inglês. Porém, atualmente, esta é uma necessidade no meio acadêmico e corporativo - e não mais um diferencial no mundo profissional. Por isso, hoje, vamos falar sobre a importância do alemão na vida das suas crianças.

Alemão como segunda língua ensino infantil

A fluência em alemão abrirá portas para os seus filhos em uma das principais economias do planeta e ampliará o conhecimento deles sobre uma das culturas que são mais importantes na história - além dos muitos outros benefícios acadêmicos, profissionais e culturais.

Atualmente, o alemão é o segundo idioma mais falado no ambiente científico internacional, estando atrás apenas do idioma inglês. Além disso, os alemães são referência em algumas áreas do conhecimento, tais como: Filosofia, Psicologia, Literatura e Engenharia.

Aproximadamente 20% dos livros publicados mundialmente são em alemão. Infelizmente, muitos desses não são traduzidos para o inglês - muito menos para o português.

A Alemanha é, hoje, a principal força econômica da União Europeia (UE) e uma das mais potentes do planeta. A sua relevância econômica é comparável com a de todos os países de língua espanhola juntos. Além deste fator extremamente importante, a Alemanha está na lista dos maiores exportadores de todo o mundo e ainda conta com inúmeras multinacionais espalhadas pelos quatro cantos da Terra.

Por incrível que pareça, a maior cidade industrial alemã está localizada fora do país. O maior polo industrial se encontra no Brasil, na cidade de São Paulo – SP, a qual abriga um incontável número de corporações alemãs.


Conseguiu entender a importância do alemão como segunda língua na educação infantil? Acesse nosso blog e conheça muitas outras vantagens para a vida e carreira de seus filhos.