Checklist: materiais escolares que você não pode esquecer de comprar

 

O ano letivo já está quase começando! E como está a lista de materiais escolares do seu filho? Já comprou tudo o que precisava? São tantos itens solicitados que não é difícil acabar esquecendo um ou outro. Principalmente, se a criança estiver nas primeiras séries. Isso sem falar quando há um “revezamento” entre os pais para a compra.
 
Uma dica importante é fazer um checklist semanal antes do início das aulas. Caso perceba que algo está faltando, ainda há tempo de ir até a papelaria.
 
Algumas escolas disponibilizam uma lista de materiais escolares necessários. Outras, já deixam a livre escolha dos pais. Independente do método, é importante ter em mente alguns materiais escolares básicos. Assim, a volta às aulas será tranquila e divertida.
 
Para ajudar você nesta tarefa, listamos alguns itens básicos de materiais escolares 2018 para as primeiras séries do ensino infantil. Confira com a gente:


Lista de materiais escolares

Escrita e pintura

- 1 caixa de lápis de cor (12 cores);
- 2 unidades de lápis grafite;
- 1 caixa de giz de cera (12 cores);
- 2 canetas esferográficas (azul ou preta);
- 1 conjunto de canetas hidrográficas (12 cores);
- 1 pote de massinha de modelar.


Papelaria

- 4 cadernos grandes, capa dura, 96 folhas;
- 2 cadernos brochura, capa dura, 96 folhas;
- 1 caderno de caligrafia;
- 1 pacote de folhas sulfite A4 (100 folhas);
- 1 caderno de artes;
- 1 bloco pautado com margem e sem ilustração;
- 1 bloco de folhas coloridas.


Estojo e complementares

- 1 estojo leve;
- 1 tesoura sem ponta;
- 1 cola bastão (90 g);
- 1 cola líquida (80g);
- 1 apontador com reservatório;
- 2 borrachas brancas macias;
- 1 pasta de plástico transparente com elástico;
- 1 régua de 30cm (transparente);
- revistas para passatempo;
- 1 garrafa ou caneca para água (de preferência, térmica);
- 1 toalhinha de mão pequena.


A mochila ideal

A mochila é um dos itens mais importantes da lista de materiais escolares. Embora os filhos queiram escolher sozinhos o modelo, é importante que os pais estejam atentos a alguns detalhes.
 
Entre os pequenos de 4 e 5 anos, o mais indicado é que a criança leve apenas a lancheira, que é mais leve. Dos 6 aos 7 anos, a recomendação é pela mochila com rodinhas. Elas podem até usar os modelos com alça, mas é bom prestar atenção para que não levem muito peso. A partir dos 12 anos, a mochila de costas está liberada. Porém, dentro das condições de volume dos materiais.


Outros detalhes importantes

Evite comprar itens em excesso, seguindo a orientação da escola ou adquirindo o básico, no caso de não ter uma lista. Veja o que pode ser reaproveitado da série anterior para economizar nos materiais escolares.
 
Ah, por fim, incentive seu filho a cuidar e guardar todos os materiais com carinho e atenção. Assim, ele terá tudo novinho e bem conservado por mais tempo.
 
E você, como fez a compra dos materiais escolares 2018? Ainda falta algum item da lista? Deixe seu comentário em nosso blog. Participe!