Como aproveitar as férias escolares para melhorar o meu currículo

Para os jovens, a busca do primeiro emprego pode ser algo estressante e extremamente frustrante. Ainda assim, quando se trata do início de toda uma carreira profissional, o maior desejo é colocar em prática, experimentar e ver os resultados das suas habilidades. Saber como aproveitar as férias e dar um upgrade em seu currículo e suas experiências é mais do que necessário, nesse caso.

Porém, segue aquela dúvida: como possuir experiência, se nunca fui contratado(a)? Não se preocupe, é possível sim realizar diversas atividades que agregam valor ao seu currículo! As suas capacidades nem sempre estão ligadas à tempo e experiência de trabalho. Muitas podem ser adquiridas de formas alternativas - e não só colaborando com alguma empresa.  

Para que você não fique preso(a) nesse paradoxo de como trabalhar sem experiência, nós separamos algumas maneiras de otimizar seu currículo antes do primeiro emprego.

6 dicas de como aproveitar as férias escolares

Neste post, vamos te dar 6 dicas importantes de como aproveitar as férias escolares para dar aquele up no seu currículo e melhorar as chances do primeiro emprego. Confira elas:

1- Trabalho voluntário

O voluntariado é um fator que conta no currículo. Além de estar praticando solidariedade, você estará agregando valor para sua carreira profissional. Trabalhar voluntariamente passa mais confiança aos recrutadores pois, desta forma, é obtida uma experiência enriquecedora tanto pessoal quanto profissional.

2- Intercâmbios culturais

Aprender ou se especializar em alguma língua, através de intercâmbio, é sempre uma ótima ideia. Como todos sabemos, falar um idioma estrangeiro é essencial para um bom currículo. Sendo assim, prepare as suas malas e dê uma alavancada no seu conhecimento!

3- Cursos gratuitos

O tempo ocioso pode se tornar um grande aliado. Utilize ele para fazer cursos online! Existe uma imensa variedade de cursos e atividades extracurriculares que chamam a atenção das corporações, pois apresentam diversas habilidades do estudante. Muitas vezes, até domínio em assuntos e ferramentas específicas.

4- Frequente eventos

Fique sempre por dentro do que o seu colégio pode proporcionar. Há palestras e workshops que são disponibilizados. Este tipo de evento agrega valor ao seu currículo e conhecimento vital para estar preparado(a) no mercado de trabalho.

5- Produza conteúdo

Que tal explorar, de forma amadora, algum hobby? Produzir conteúdo fazendo o que gosta, além de ser algo agradável, traz frutos e, quem sabe, até a definição de qual carreira seguir. Escreva textos, artigos, alimente o feed de suas redes sociais com assuntos interessantes e referentes aos seu hobbies ou atividades que gosta de praticar.

6- Crie portfólio

É importante criar um portfólio. Para que este seja bem feito, use a experiência acumulada nas dicas anteriores. Quando estiver montando o seu currículo, perceberá quanta bagagem obteve. Publique seus projetos, trabalhos voluntários, workshop e palestras nos quais está participando. Disponibilize, em seu drive, todo esse material adquirido praticando seu hobby e suas atividades. Então, compartilhe o link em seu perfil no LinkedIn.

Com essas dicas, você já sabe como aproveitar as férias escolares para melhorar o seu currículo e ganhar experiência profissional, pessoal e social.

Gostou deste artigo? Leia nosso blog e fique por dentro de nossas novidades!