Como escolher a melhor faculdade para você em 5 passos

Como encontrar a melhor faculdade para a conquista do seu diploma é uma questão muito comum entre os jovens formandos do ensino médio. Entretanto, esta escolha não é algo tão simples como comprar uma peça de roupa ou assistir a uma nova série.

Escolher uma faculdade é algo sério. A prova disso é que você está aqui, procurando qual a melhor forma de optar por uma. Mantenha a calma! Neste post, fizemos um passo a passo em 5 etapas para iluminar seus pensamentos sobre o que e como fazer na hora da decisão.

5 passos para escolher a melhor faculdade

Entender qual a melhor faculdade é primordial para não haver possíveis frustrações na sua juventude. Você irá passar uma grande parte da vida na universidade escolhida, e isso significa que serão 4, 5, 6 ou até 7 anos frequentando o mesmo ambiente, com as mesmas pessoas e assistindo as aulas dos mesmos professores.

Então, para fazer uma escolha bastante tranquila, siga estes passos:

1- Pesquise sobre as faculdades de seu interesse

Você sabe se a faculdade em potencial é bem avaliada? Está ligada nos acontecimentos e equipada tecnologicamente? O que as pessoas costumam dizer sobre a mesma?

Fora isso, é necessário pesquisar se a faculdade atende às especificações e é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Através deste órgão, você descobrirá qual a nota que o curso recebeu. Pesquise também sobre:

 

  • CPC (Conceito Preliminar de Curso): é o responsável por avaliar se o curso é bom;

  • IGC (Índice Geral de Curso): vai te informar se a faculdade é boa;

  • ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes): diz se os alunos que se formaram atendem às promessas da faculdade.

2- Conheça a estrutura que está sendo oferecida

O segundo passo a ser dado é conhecer as condições físicas que a faculdade oferece aos estudantes. Veja o estado de conservação dos prédios onde se localizam as salas de aula, os laboratórios e, principalmente, a biblioteca.

Em casos de cursos referentes às áreas biológicas e tecnológicas, entenda se a faculdade oferece as instalações necessárias para que seja possível ter boas aulas práticas.

3- Fique por dentro da grade curricular do curso

A grade curricular é o que lhe informará quais as disciplinas que serão estudadas ao longo do curso. Saiba quais as disciplinas obrigatórias e eletivas. Compare as grades com outras faculdades que lhe interessam e observe se existe muita diferença entre elas. Conhecer o seu foco de estudo também é extremamente importante.

4- Conheça o corpo docente das instituições

De nada adianta a faculdade estar equipada com aparatos tecnológicos de última geração, prédios em ótimo estado e não possuir um grupo de professores que seja bem preparado e atualizado. Pesquise sobre as formações e avalie os títulos de seus futuros professores.

5- Saiba o que acontece após pegar seu canudo

Onde estão trabalhando os ex-alunos que estudaram na faculdade de seu interesse? Eles ocupam cargos representativos em seus atuais empregos? Deixaram o local trabalhando?

As respostas dessas perguntas irão esclarecer o peso que um diploma da universidade escolhida possui no mercado de trabalho. Essa avaliação é um excelente diferencial para o seu currículo já no start da carreira profissional.

Preparado(a) para escolher a melhor faculdade? Visite nosso blog e leia mais sobre este assunto!