Como escolher o curso certo: 6 dicas para ajudar seu filho

 

O terceirão é uma fase especial para qualquer adolescente. É o momento de se despedir dos colegas do colégio e dar um importante passo. Mas, afinal, como escolher o curso certo? Seria algo simples para quem não conhece toda a indecisão que ronda a cabeça dos jovens nesta época.

Qual curso escolher? E se eu não gostar? Será que opto pela mesma carreira dos meus pais? É, são vários os questionamentos! Nessa hora, as orientações dos pais podem ajudar - e muito - os filhos na escolha do curso universitário. Porém, é preciso ter cautela! Confira 6 dicas para ajudar seu filho sobre como escolher um curso superior.

Acompanhe dicas de como escolher o curso certo

1) Controle sua vontade

É difícil ver o filho escolhendo um curso totalmente diferente daquilo que você imaginou para ele, não é mesmo? No entanto, é fundamental que os pais mantenham o controle e não façam da escolha uma obrigação. É comum que o adolescente se identifique com a profissão do pai ou da mãe. Porém, deve partir dele a vontade de seguir o mesmo caminho.

2) Incentive o autoconhecimento

É natural que os jovens fiquem confusos sobre como escolher o curso certo. Uma boa dica é incentivar o autoconhecimento. Psicólogos da área de orientação profissional podem ajudar a identificar o potencial do seu filho. Além disso, incentive-o a participar das feiras de profissões proporcionadas pelas universidades. Elas são ótimas para dar uma ideia sobre qual curso tem mais a ver com o perfil do aluno.

3) Faça da internet sua aliada

Pode até ser que os pais não estejam muito familiarizados com as profissões que existem hoje em dia. Porém, é importante tentar falar a mesma língua que seu filho. E é aí que a internet se torna uma boa aliada! Convide ele para pesquisar quais cursos são oferecidos atualmente. Conte o que levou você a escolher sua profissão. Além de ser um momento para estarem juntos, essa também pode ser uma ocasião que irá render ótimas histórias e risadas.

4) Esteja aberto(a) ao diálogo

Na jornada de como escolher o curso certo, é provável que os pais percam um pouco a paciência com a indecisão do filho. A questão é que são duas gerações bastante diferentes em busca de um curso ideal. Você lembra quantas dúvidas rondavam sua cabeça aos 17 anos? Então, esteja aberto(a) ao diálogo. Opiniões diferentes só enriquecem a conversa. Além disso, podem ajudar na aproximação. Pense nisso!

5) Conte com o apoio da escola

Você já se informou sobre como a escola do seu filho tem o incentivado em como escolher um curso superior? Este ambiente é propício para a descoberta e o aprendizado. O Colégio Erasto Gaertner, por exemplo, dispõe de uma equipe de professores qualificados para ajudar os alunos na escolha da profissão. Uma conversa com os professores é algo que sempre pode auxiliar nessa busca!

6) Ofereça apoio nos momentos mais difíceis

Mesmo depois de tanto empenho, procura e incentivo, pode ocorrer que seu filho se arrependa da escolha. Nessa hora, o apoio da família é fundamental. Todos, em algum momento da vida, podem errar o caminho. O importante é aprender com isso e buscar outras alternativas. Afinal, mais do que uma profissão, o importante é que seu filho esteja fazendo o que gosta, não é mesmo?

Ainda tem dúvidas sobre como escolher o curso certo e ajudar seu filho? Compartilhe conosco nos comentários e iremos auxiliar você!