Como estudar Matemática para o ENEM: 4 dicas práticas

 

A matemática é uma das disciplinas mais temidas nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mas, uma coisa você precisa ter em mente: para ir bem na matéria, não é preciso ter nascido com um dom excepcional para aprender as ciências exatas. Todos podem aprender! Para isso, é necessário se organizar, saber como estudar e ter dedicação.

No ENEM, se destacar nessa área de conhecimento pode ser vantajoso para a sua média final. Isso porque é ali que os seus concorrentes apresentam notas mais baixas e a maioria dos erros. É uma questão estratégica, independente do curso que você pretende fazer.

Quer saber como estudar matemática para o ENEM e ter sucesso? Continue a leitura desse post e anote nossas dicas!

 

Afinal, como estudar matemática para o ENEM?

Evite estudar matemática usando a calculadora

No dia da prova, você não poderá usar a calculadora e nem o celular para te dar uma força nas contas. Por isso, comece um treinamento para fazer cálculos mentais (até mesmo, os mais básicos). Dessa maneira, você estará exercitando seu raciocínio para ser mais rápido. Quando estiver prestando o exame, faça as contas com lápis e de forma organizada, a fim de não se perder em meio aos números.  

 

Conheças as operações e conceitos básicos

Para que você saiba como estudar matemática para o ENEM, procure dominar os tópicos mais básicos, como: 4 operações primárias (adição, subtração, divisão e multiplicação), características das figuras geométricas, conceitos de porcentagem, gráficos das diversas funções, entre outros. Isso pode te ajudar a resolver diversas questões da avaliação.

 

Faça todas as contas, das simples às mais difíceis

Pratique! Faça exercícios, desde os mais básicos até os mais complexos. Com isso, você reforça o que foi aprendido na teoria e consegue identificar onde tem dificuldades. Quando sentir que algum conceito foi dominado, passe para o próximo e vá aumentando o desafio. Vale também fazer as questões das provas anteriores, como vamos falar no próximo tópico.

 

Pratique com as provas das edições anteriores

A dica de ouro é: faça simulados! Assim, você vai se sentir muito mais à vontade ao fazer o exame, pois já conhecerá a dinâmica da prova e estudou para isso. Clique aqui e tenha acesso às provas e gabaritos das edições anteriores do ENEM. Aproveite para treinar as questões com as quais você ainda não se sente confiante e arrase!

O tempo para realizar a prova é curto. Sendo assim, você precisa saber priorizar. Comece pelas questões mais fáceis, às quais você tem domínio. Claro que as questões têm pesos diferentes, mas você deve responder ao máximo de questões possíveis no tempo que tem. Se perdê-lo tentando solucionar as mais difíceis, não vai sobrar espaço para fazer aquelas que você teria mais chances de acertar, certo?

--

Em resumo, saber como estudar matemática para o ENEM é estar com o raciocínio lógico afiado! Treine ao longo do ano e tenha um ótimo resultado. Quer saber mais dicas de como se preparar para o exame? Acesse este artigo em nosso blog.