Conheça atividades lúdicas de alfabetização para fazer com os filhos

Do que você lembra quando o assunto é infância? Com certeza, vários tipos de brincadeiras já passaram pela sua cabeça. Atualmente, é um consenso entre os especialistas que as atividades lúdicas de alfabetização, além de divertirem, também são capazes de ensinar um novo universo para a criança.

As atividades lúdicas de alfabetização podem ajudar tanto no campo cognitivo, quanto no psicológico, social e afetivo. Brincando, o pequeno socializa melhor, exercita a imaginação e, através disso, pode externalizar suas angústias e dificuldades - algo que não consegue expressar por palavras.   

No entanto, quais delas são recomendadas para ajudar no processo de desenvolvimento do seu filho? É sobre isso que falaremos nesse post. Continue a leitura!

 

Confira 4 atividades lúdicas de alfabetização para aderir já!

1- Stop

Bastante conhecido, o jogo “Stop” funciona da seguinte forma: uma letra do alfabeto deve ser sorteada. Os competidores precisam completar algumas colunas (nome, cor, estado, cidade, animal etc.) com palavras que se iniciem com a letra escolhida. Quem termina de preencher primeiro, grita “stop”! Assim, todos os participantes da brincadeira devem parar de escrever na tabela.

Essa atividade ajuda no desenvolvimento da caligrafia e do raciocínio lógico, contribuindo com a alfabetização.

2- Contação de histórias

A maioria das crianças adora histórias. Usar essa atividade lúdica de alfabetização como meio de elevar o crescimento é muito interessante. Ao ler um conto para seu filho, algumas habilidades são desenvolvidas, como:

  • estímulo da curiosidade;
  • desenvolvimento da criatividade;
  • entretenimento;
  • formação do hábito de leitura.

Vocês ainda podem inventar novas histórias juntos, criando a narrativa espontaneamente. Essa brincadeira ajuda o pequeno a exercitar a paciência - já que precisa esperar sua vez de agir - e a observar melhor. Por meio dessa interação, ele ainda aprende a se socializar com outras crianças e até mesmo adultos.

3- Forca

Nessa brincadeira, a pessoa encarregada de desenhar a forca escolhe uma palavra. Numa folha de papel, o(a) jogador(a) põe traços que correspondem ao número de letras. Pode-se dar ou não uma pista, de acordo com o grau de dificuldade desejado. Os participantes falam uma letra e, quando ela compõe a palavra escolhida, coloca-se no local correspondente. Caso contrário, as partes do corpo do enforcado passam a ser adicionadas.

Para as crianças, além de estimular a inteligência e a atenção, elas repassam as letras do alfabeto - tanto a escrita, quanto a pronúncia. Fora isso, também aprendem novas palavras.

4- Cantoria

Já dizia o ditado popular: quem canta, seus males espanta! Na infância, a música é ainda mais poderosa na formação de uma criança. Essa é uma daquelas atividades lúdicas de alfabetização que todos podem praticar. Ao cantarolar com seu filho, você:

  • incentiva a reflexão sobre a letra das canções;
  • dá a ele mais bagagem cultural;
  • ajuda na coordenação motora;
  • fortalece o desenvolvimento cognitivo.

 

--

 

Além das opções que citamos, diversas outras atividades lúdicas de alfabetização podem desempenhar papéis importantes no desenvolvimento infantil. Para saber mais sobre isso, leia o artigo O lúdico na aprendizagem: é possível aprender brincando.