ENEM 2018: 5 erros para não fazer na redação

Para escrever uma redação e arrasar na nota do ENEM 2018, os alunos do terceirão devem estar bem treinados nas 5 competências que são avaliadas e levadas em consideração na correção do texto. A primeira delas, é o domínio da escrita em sua norma padrão.

De acordo com os professores, é nessa competência que se concentra a maioria dos erros dos alunos. Dentre eles, estão: ortografia, acentuação e uso de expressões do dia a dia - a linguagem falada. São estes os maiores causadores de deslizes na nota da redação.

A fim de que você, hunter, não os cometa, separamos 5 erros para não fazer na redação.

5 erros para passar longe na redação do ENEM 2018

Para estar preparado(a) e tirar nota 1000 em sua redação do ENEM 2018, siga essas dicas:

1) Cuidado para não fugir do tema da redação

A redação do ENEM 2018 possui um tema e, acompanhado dele, mais três textos de apoio relacionados ao assunto. Vamos supor que o tema seja “ Ações do Governo para combater a corrupção”. O(a) candidato(a) escreve sobre os tipos de corrupção - todos eles ricos em informações, mas não retrata as ações do governo. A nota dele na redação será zero.

2) Frases muito longas podem prejudicar a sua nota

Um grande problema na coesão do texto são períodos muito longos. Uma frase grande tem, em média, 25 palavras. Passando deste número, a chance de erros e de perda de sentido aumentam. Além disso, o uso de frases longas torna difícil a compreensão e quase sempre dão problemas de concordância.

3) Não se expresse usando a primeira pessoa (eu)

Na redação do ENEM 2018, é pedido um texto dissertativo-argumentativo. Isso significa que é necessário escrever na terceira pessoa do singular. Assim, termos como “eu acho”, “no meu ponto de vista” e “eu penso que” fogem das regras propostas.

4) Não use o tema como título da sua redação

Tema e título são coisas diferentes. O tema é o assunto que será desenvolvido em seu texto dissertativo-argumentativo, o formato cobrado na prova do ENEM. Já o título indica o foco do texto, o aspecto central da ideia que será desenvolvida.

5) Passe a redação a limpo após resolver algumas questões

Após terminar o rascunho, é hora de passar a limpo sua redação. Nesta importante etapa, é necessário ler com muita atenção antes de torná-lo definitivo.

Questione os argumentos e resolva questões como: encurtamento de frases longas, falta de sentido em algumas sentenças, excessos ou falta de vírgulas, repetições excessivas, entre outros. Como hunter, examine seu texto e o passe a limpo com calma e atenção para evitar rasuras e erros desnecessários, os quais podem prejudicar a nota da sua redação do ENEM 2018.

Aluno do terceirão: quer se sair bem no ENEM? Confira essas dicas e arrase na redação!