Escola Pública ou Particular? Como saber qual é a melhor opção

A fase da escolarização chega para qualquer pessoa. As mães devem e podem querer o melhor para seus filhos. Uma das questões de principal discussão é quando ao ensino ministrado na escola pública X escola particular. Afinal de contas, qual das duas é a melhor opção para você escolher? Pensando nisso, nós vamos levantar alguns pontos que você precisa considerar na hora de matricular o seu filho.

Escola particular ou escola pública: qual escolher?

Ambas pretendem ensinar o seu pequeno, mas de maneira diferentes. No quesito de material didático, por exemplo, na escola pública os livros são destinados pelo governo e comprados com a verba que ele destina para tal. Muitas vezes, são livros desatualizados e que não vêm em quantidade suficiente para a sala toda. Na particular o material é selecionado pelos professores que irão dar aquela aula, independente do custo, já que são os pais que compram. Isso faz elevar a qualidade.

A questão dos professores também é de suma importância. Devida ao sucateamento da educação, os professores recém-formados procuram escolas particulares para dar aula, tendo em vista que a remuneração é maior e há um menor número de alunos na sala, facilitando a aprendizagem, diferentemente do que ocorre numa escola pública. Em síntese, conseguimos explorar mais o conteúdo em sala de aula, preparando o jovem para o mercado de trabalho e, principalmente, vestibulares, já que a aceitação dos alunos de escola particular costuma ser maior do que de alunos da escola pública.

Mas nem tudo são flores. Enquanto na educação pública você não paga pelo ensino e nem material didático, na particular esses custos são repassados para os pais através das mensalidades, que ano a ano tornam-se mais caras e pesadas para o financeiro. Contudo, há benefícios no investimento educacional muito além, como: o investimento na segurança com câmeras, uma equipe melhor preparada, sala com materiais didáticos novos e modernos, porteiro, entre outros.

Com isso, podemos concluir que o dinheiro que os pais investiram na educação dos pequenos faz (e muito) a diferença na qualidade educacional que eles recebem, determinando direto nas oportunidades que eles irão conseguir lá na frente. Por isso, analisando os pontos, se você tem a opção de pagar uma escola particular, pague. Diante o exposto acima podemos concluir que a escola privada é melhor que a escola pública, não só na infraestrutura, mas na questão didática. De ensino.

Para decidir, pesquise na sua cidade as escolas particulares que existem, converse com a diretora ou coordenadora pedagógica de cada uma delas. Veja se consegue o acesso a outros pais e sinta o que eles sentem em respeito à escola. Não procure a opção apenas pelo preço, veja qual conseguirá atender a suas expectativas para que você não veja um investimento indo por água abaixo.

Agora que você já sabe os pontos fortes e cada uma delas, comente como você fez para decidir em qual das opções você matricularia o seu filho e por que. Lembre-se que podemos ajudar outros pais que estejam passando por esse momento de decisão e que juntos, poderemos mudar o futuro educacional do nosso país.