Reunião de pais e mestres: qual a verdadeira importância?

 

A reunião de pais e mestres faz parte do calendário de qualquer escola, ainda mais no início do ano letivo. Porém, você já se perguntou sobre qual a real importância desse encontro? Será que em plena era digital ela ainda se faz necessária?

Vamos ao primeiro ponto: o da importância! Ao elaborar uma reunião de pais e mestres, o verdadeiro intuito do colégio é aproximar os pais do ambiente escolar. A participação da família na extensão da educação infantil é primordial para o desenvolvimento da criança ou do adolescente.

Mas, os motivos não param por aqui. Conheça outros fatores que valem à pena destacar:

 

Veja mais sobre a importância da reunião de pais e mestres

Proporciona conhecimento mútuo

Com os pais trabalhando fora, muitas vezes os filhos acabam ficando mais tempo na escola do que em casa. A reunião de pais e mestres, dessa forma, é um momento de troca de experiências e enriquecimento para ambos os lados. Isso porque é em meio a ela que você pode avaliar algumas situações.

Como estão as instalações do ambiente? De que maneira os diretores e professores agem com os pais e alunos? Você concorda com a proposta de ensino apresentada? Estas e outras perguntas podem ser respondidas com visitas in loco. Além disso, também é uma ótima oportunidade para conhecer os pais dos colegas de turma do seu filho.

Por último e não menos importante, a escola pode se informar melhor sobre a família do aluno. O contato entre os professores e pais ocorre diretamente. É uma ótima hora para discutir ideias sobre a criança ou o adolescente.

 

Contribui para o desenvolvimento do seu filho

Os filhos tendem a analisar o comportamento dos pais em muitas situações. Como você pretende explicar para eles a importância dos estudos se não acompanha nenhuma reunião? Ao ver os pais participarem dos encontros, os pequenos podem sentir-se mais valorizados. Outra questão é que, tendo o contato direto, os pais são capazes de ajudar o colégio a entender dificuldades que o aluno pode estar apresentando.

 

Cria uma aliança entre a escola e os pais

Com um contato mais próximo, os pais estarão mais à vontade para falar com os professores sobre a criança ou o adolescente. O mesmo pode ocorrer do lado da escola, que pode alertar os pais ao surgir algum comportamento diferente por parte do aluno. Uma vez que há comunicação entre as duas partes, possíveis mal-entendidos são mais fáceis de serem reparados. Essa aliança contribui diretamente para o sucesso escolar dos filhos, acredite!

A gente entende que a rotina corrida dificulta a participação na reunião de pais e mestres. No entanto, estar presente é fundamental para o desenvolvimento do seu filho na escola. Isso, por si só, já é um bom motivo, não é mesmo? A tecnologia pode ser uma grande aliada. Porém, apesar de todos os meios disponíveis, o contato pessoal ainda é essencial para estar sempre a par do desenvolvimento escolar do seu filho.


Você tem ido à reunião de pais e mestres na escola do seu filho? Conte-nos como tem sido a experiência!