Saiba como as atividades propostas impactam na escolha da escola ideal para o seu filho!

Umas das decisões mais importantes e difíceis aos pais é a escolha da escola ideal para os seus filhos. Além de conhecimento, o colégio tem como responsabilidade trazer valores à vida dos alunos. Afinal, lá eles farão amigos e serão influenciados, adquirindo experiências de vida.

Para que a escolha da escola seja feita de maneira sábia, é necessário, antes de qualquer outro fator, que a família defina quais metas querem passar às crianças. É preciso levantar questões como “o foco é o vestibular?” ou “o importante é construir o caráter e engrandecer o conhecimento?”.

Após feito este questionamento, busque uma proposta pedagógica que se encaixe em seu perfil familiar. Desta forma, escolha um colégio que siga junto com as suas necessidades.

É importante também levar em conta o quão integrado tecnologicamente está o colégio em que o seu filho irá estudar. Vivemos em uma era extremamente atualizada. Sendo assim, estar em contato direto com a tecnologia desde o início da formação é um benefício vitalício aos pequenos. O preparo em relação aos avanços direciona a criança para o futuro.

Outros dois fatores muito importantes são o aprendizado de segundo e terceiro idioma e as aulas práticas, como veremos a seguir.

Quais itens devem impactar a escolha da escola?

Aprendizado de segundo e terceiro idioma

É indispensável certificar-se que, na grade de ensino dos seus filhos, esteja o aprendizado de um segundo e/ou terceiro idioma durante a escolha da escolha ideal.

Este fator é primordial porque, aprendendo uma segunda e/ou terceira língua, os alunos são capazes de desenvolver empatia, rápida concentração e abertura às novas culturas. Além disso, estudos comprovam que o ensino de outro idioma no início da educação da criança estimula o cérebro e outras vantagens neurológicas e cognitivas.

Diferencial das aulas práticas

Para que o processo de educação seja empírico e positivo, é necessário usar maneiras de ensino que despertem interesse e atração aos alunos. Nada melhor do que sair do básico! A sala de aula, com o passar dos meses, vai se tornando uma rotina cansativa tanto para as crianças quanto para os adolescentes.

As aulas práticas, além de tirarem o aluno da sua zona de conforto, proporcionam o contato com o conhecimento científico, que é a base para formar opiniões e criar noções do porquê de todas as coisas. Também possibilitam mostrar ao aluno que a informação adquirida na escola faz parte - e está relacionada - à tudo, desde fenômenos naturais a conflitos sociais.

Fora isso, atividades extraordinárias estimulam o trabalho em equipe e motivam a discussão sadia de ideias. Fazendo com que os alunos aprendam a ouvir a opinião dos semelhantes e saibam que não existe apenas uma forma de entender algo.

Lembrando que estes dois fatores citados são os pilares da escolha da escola ideal. Mas, eles não são os únicos itens a serem colocados na balança. A escola deve ainda apresentar vantagens que proporcionam o desenvolvimento das crianças, tais como: aulas de alemão e inglês, estímulo à leitura e ao raciocínio lógico, aulas mais dinâmicas de matemática e aulas práticas de física, química e biologia.

Estas são vantagens que beneficiam a construção dos valores e ideais para uma criança. E também a prepara para os desafios do aprendizado e da vida.

Atenção, responsável! As atividades que uma escola oferece podem ser fundamentais para valorizar o desenvolvimento de seu filho. Entenda mais sobre o assunto.