Saiba como chegar ao fim das férias escolares com as contas em dia

 

O ingresso para o parque aquático, a viagem para visitar os parentes mais distantes ou mesmo o sorvete do passeio na praia. O que eles têm em comum? Todos eles são gastos que ocorrem durante as férias escolares, período em que é fácil ultrapassar o orçamento planejado.
 
Uma compra aqui, outra ali. Mas, vale lembrar que o início do ano no qual temos muitas contas a pagar, como IPTU e taxas de matrícula, entre outras. Como fazer com que os dias fora de casa não comprometam as finanças da família? 

Para isso não acontecer, listamos algumas dicas de como economizar nas férias. Assim, você vai chegar ao fim delas com a conta no azul.


Entenda como economizar nas férias

5 dicas para curtir as férias de forma tranquila


1) Planejamento

A gente sabe o quanto é difícil dizer não para os filhos, ainda mais nas férias. O problema é que qualquer gasto a mais pode comprometer o orçamento da família. Então, a regra aqui é se planejar. Faça uma média do quanto pretende (e pode) gastar. Vai viajar? Pesquise com atencedência os preços de hospedagem, alimentação e atrações turísticas. Desta maneira, é possível ter uma ideia de quanto precisa para curtir, sem se endividar.


2) Inclua os imprevistos

Imprevistos podem ocorrer durante as férias. Principalmente, no que diz respeito à saúde. Quem nunca precisou correr para a farmácia quando o filho se queimou no sol? Ou comprar remédios para a virose que atingiu boa parte da família? É justamente esse gasto extra que precisa estar no orçamento. Se não for necessário usá-lo, melhor ainda. O problema é sair de casa sem nenhuma reserva.


3) Avalie suas dívidas antes

Quase sempre as férias acabam resultando em gastos a mais. Por isso, antes de sair com a criançada para passear, é importante levar em conta o orçamento. Quem tem dívidas ou está desempregado, precisa optar por programas mais econômicos. Busque passeios próximos de onde você mora, que não demandam pernoite em hotéis. Também busque por atrações ao ar livre e opções de lazer gratuitas.


4) Revise os gastos

Quando as férias estiverem chegando ao fim, é hora de revisar os gastos. Algumas perguntas devem ser feitas: você se manteve dentro do planejado? Os gastos resultaram em dívidas? Qual o item que mais gerou despesa? Fazer um raio-x das férias é uma boa maneira de saber para onde foi o dinheiro.


5) Pós-férias

Não teve como economizar nas férias? Se o orçamento fugiu um pouco do controle, cuide com os próximos gastos. Lembre-se que, após as férias, vem uma série de compromissos que demandam dinheiro. Material escolar, IPTU e IPVA são só alguns deles. Se não tiver jeito, busque maneiras de negociar suas dívidas. Lembrando que você deve evitar, a todo o custo, os juros do cheque especial e do crédito rotativo do cartão. Eles são os mais altos do mercado.
 
Com planejamento e alguns cuidados, é possível fazer das férias um ótimo momento em família. Afinal, ela é esperada o ano todo, não é mesmo? Para ter ainda mais tranquilidade, nosso último conselho é planejar as próximas férias desde já. Assim, você vai ter mais tempo para economizar e se programar com antecedência.
 
Gostou das nossas dicas de como economizar nas férias? E como suas finanças vão chegar ao fim delas? Conte para a gente nos comentários! Acompanhe mais dos nossos posts aqui, no blog.