Segundo dia de prova do ENEM 2018 chegando! E agora?

Quem vai fazer o segundo dia da prova do ENEM 2018 sabe o que é ansiedade! E perto da reta final, esta resulta em mil dúvidas que insistem em ficar perturbando os pensamentos. “Será que devo estudar até o último minuto ou nem passo perto dos livros?”. “Tiro tempo para me divertir ou me tranco no quarto?”. A gente sabe que não é fácil para manter a calma nesta reta final.

Para ajudá-lo(a), listamos algumas dicas práticas para enfrentar este momento decisivo na vida de um estudante!

Prepare-se para o último dia de prova

Realizar a prova do ENEM 2018 não significa que você precisa ficar debruçado(a) sobre os livros até o último minuto. Com um pouco de organização e preparação, é possível chegar à reta final com tranquilidade. Confira nossas dicas:

Faça da ansiedade sua amiga

Nem sempre a ansiedade precisa ser vista como inimiga. Especialistas dizem que ela ajuda como uma mola propulsora para atingirmos objetivos. Só é preciso moderar a quantidade!

Evite a macarronada da mãe

Sim, é difícil dizer isso! Mas, se rolar aquela macarronada no dia da prova, você deve ficar longe. Isso porque muito carboidrato deixa o metabolismo mais lento. O que pode resultar em uma sonolência terrível, justamente na hora em que você precisa estar concentrado(a) para responder às questões. Então, busque comer frutas, carnes magras e verduras - que contêm vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde.

Deixe os documentos necessários separados

Muitas pessoas já tiveram que voltar pra casa - ou, até mesmo, perderam a prova - porque chegaram sem documentos. De preferência, faça um checklist com tudo o que você precisa levar. Isso inclui uma garrafa de água, canetas pretas feitas em material transparente e, é claro, o seu documento de identidade.

Realize atividades que ajudem a relaxar

Você estudou meses e meses a fio. Então, por que não dar uma folga para a sua mente e seu corpo também? Fazer uma atividade relaxante pode ajudar no desestresse. Você gosta de ouvir música? Andar de skate? Passear no parque? Está quase tudo liberado! É claro, ir para a balada não rola. Afinal, você pode descansar pouco e perder a hora no outro dia. Ah, por falar em sono, é muito importante dormir cedo na noite que antecede à prova do ENEM 2018 - ainda mais que estamos no horário de verão.

Confie no seu potencial

Use toda essa preparação como um combustível para a sua autoestima. A gente sabe que não é tão simples, para algumas pessoas, deixar de lado o nervosismo. Mas, pensamentos positivos podem ajudar bastante. Isso porque você se dedicou até aqui e merece uma vaga na universidade!

Gostou deste artigo? Leia este também: Reta final de preparação para o ENEM 2018. Aluno do terceirão, confira essas dicas práticas! Até a próxima.