Simulado do ENEM 2018: 3 dicas para otimizar os estudos


Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não é fácil. Afinal, são diversos conteúdos e o tempo de prova, por vezes, parece ser pequeno para tantas questões. Por isso, fazer o simulado do ENEM 2018 é um dos melhores métodos de estudo que você pode aplicar agora!

Além de ter a matéria completa em mente, para se sair bem no exame, é muito importante aplicar estratégias. Isso significa que você deve estar habituado(a) com o período disponível e lidar com a pressão do momento.

Fazer simulados ao longo do ano te ajuda a garantir isso. Já que você revisa as disciplinas, identifica onde ainda pode melhorar, se adapta ao prazo e consegue ter mais calma para responder o que precisa, a fim de garantir a tão sonhada vaga na faculdade.

Por que fazer simulado do Enem 2018 é uma boa ideia?

Uma coisa é certa: não adianta fazer um simulado por meio de chutes e sem preocupação. Para que você tire o máximo proveito deste método e isso contribua, de fato, com o seu sucesso na prova, é preciso também simular o ambiente que você enfrentará no exame. Confira algumas dicas de como ter sucesso no ENEM 2018!

1 - Cronometre o tempo

O tempo pode ser o grande vilão do ENEM. Quem não praticou antes e desconhece quais são os requisitos na prova, tem grandes chances de se dar mal. Sendo assim, ao realizar os simulados, não ultrapasse o limite de tempo estipulado para resolver todas as alternativas. Lembre-se ainda que, no dia oficial, você precisará reservar alguns minutos para preencher o gabarito.

Por isso, use o simulado do ENEM 2018 para se acostumar e reconhecer o terreno.

2 - Imagine-se no dia da prova

Para fazer o simulado, você deve imaginar que está fazendo o ENEM oficial. Por isso, não mexa no celular ou realize consultas em seus materiais. Além disso, não converse ou peça ajuda para resolver alguma questão.

É importante reservar um dia, horário e local tranquilos para você experimentar as mesmas dificuldades da prova. Separe o material necessário (o mesmo que vai levar para o grande dia), um lanche e não desperdice seu tempo!

3 - Verifique o gabarito final

Conferir o gabarito depois de fazer o simulado para ENEM 2018 é outro ponto importante. Isso porque seus erros e acertos nesta prova vão demonstrar onde você está errando na sua estratégia de estudos. Assim, também saberá em qual conteúdo deve se dedicar mais.

Ao fazer o simulado corretamente, reproduzindo o mesmo cenário, você perceberá como anda o seu psicológico: se você está sabendo administrar o tempo, se a ansiedade é um entrave ou se, para preencher o gabarito, você precisa de mais atenção.
Faça simulados para o ENEM 2018! Seguindo nossas dicas, essa técnica vai ser bastante produtiva e você se sairá bem no exame, rumo ao futuro!

Saiba mais sobre como estudar para o ENEM, aqui: Quantas horas é preciso estudar por dia para o vestibular?