Nossa Essência

Fé e conhecimento para formar cidadãos do futuro. A luz da sabedoria ilumina as nossas salas!

A cada amanhecer, o Colégio Erasto Gaertner renova os valores transmitidos há 86 anos pelos seus fundadores menonitas. A tradição nos dá solidez para assimilar o novo de maneira mais consciente, oferecendo um ensino moderno e com base nos ideais cristãos.

Ensinar é apenas uma parte do processo educativo. A nossa missão – muito mais ampla – soma a fé e o conhecimento para formar cidadãos integrais, críticos, sensíveis, capazes de mudar a realidade e construir uma sociedade mais justa, honesta e fraterna.  

"Queremos que Deus seja louvado e reconhecido através do Colégio Erasto Gaertner, pois somos bem mais que uma instituição de ensino."
Hartmut August
Diretor do Colégio Erasto Gaertner

Nossa História Menonita

A pequena escola fundada em 1936 se transformou muito ao longo de oito décadas. Os 18 alunos, imigrantes do Krauel, se multiplicaram e hoje são mais de mil estudantes acolhidos em uma estrutura de 22.000 m² no bairro Boqueirão, em Curitiba.

Se o crescimento nos fez mudar, algumas coisas permaneceram intactas, entre elas, os pilares do nosso ensino: professor, aluno, fé e conhecimento.

A Fundação Educacional Menonita é a mantenedora do Colégio Erasto Gaertner. Em todo o país são mais de dez mil menonitas que cultivam o trabalho, a religião e a educação como forma de progresso.

Conheça mais sobre a história dos MENONITAS

1517
REFORMA PROTESTANTE

Os menonitas fazem parte de um movimento que surgiu no contexto da Reforma Protestante, no Século XVI. Neste período havia uma série de problemas na cristandade europeia, o que estimulou a busca pela restauração da igreja, de acordo com os princípios bíblicos.

Um dos líderes deste movimento foi Martinho Lutero, que iniciou a Reforma Protestante na cidade de Wittenberg, na Alemanha, em 1517. A reforma se espalhou pelo resto da Europa, dando início às igrejas conhecidas como Protestantes.
Arthur KampfArte de Martinho Lutero após fixar as 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg.

1525
REFORMA RADICAL

No contexto da Reforma Protestante, em Zurique - Suíça, o sacerdote Ulrich Zwínglio inicia também um movimento reformista. Pregando a Bíblia, ele mobiliza a cidade em torno de uma renovação na igreja local. Dentro deste grupo surgem os reformistas radicais,que não concordavam com alguns pontos que a reforma ainda não tinha modificado, principalmente a prática do batismo infantil. Este grupo – denominado de Irmãos Suíços – começa a se batizar de novo como adultos, dando origem ao movimento anabatista.

1536
MENONITAS

A fé anabatista não foi aceita, pois era vista como radical por católicos e protestantes. Com isto os Irmãos Suíços saem de Zurique e se espalham pela Europa. A mensagem anabatista chega na Holanda, na pequena cidade de Witmarsun. Ali um sacerdote católico chamado Menno Simons estava em crise de fé, quando conhece o movimento dos anabatistas.

Em 1536, passando por uma experiência de renovação de sua fé, Menno dedica-se a cuidar de comunidades de anabatistas, estudando a Bíblia com eles. Em meio a perseguições, aqueles que formavam a comunidade liderada por Menno Simons passam a ser conhecidos como menonitas. Seguem fielmente a Bíblia, e defendem uma visão pacifista, na qual não se envolvem em guerras e perseguições a outros grupos.

1569
QUEM ERA DIRK WILLEMS?

Em 1569, as autoridades católicas ordenaram a captura de Dirk Willems, um irmão anabatista que seguia o Senhor fielmente. Ele atravessou um rio congelado para tentar escapar.

No entanto, quando seu perseguidor tentou atravessá-lo, a camada de gelo quebrou e ele caiu nas águas geladas. Dirk Willems voltou e o resgatou de uma morte certa. O perseguidor, profundamente comovido pela demonstração de amor, quis deixá-lo em liberdade. Mas, o oficial que estava do outro lado do rio, ordenou-lhe que o capturasse.

Após várias semanas, chegou o dia da execução do irmão Dirk Willems determinada pela Igreja Católica. Um forte vento soprava sobre a planície desde o oriente. Ele foi amarrado a uma estaca para ser queimado vivo. Entretanto, o vento impedia que as chamas atingissem os membros superiores do seu corpo, e seu sofrimento tornou-se terrível visto que apenas suas pernas estavam sendo queimadas. As pessoas do povoado mais próximo escutaram-no exclamar mais de 70 vezes: “Ó meu Senhor, meu Deus!”

Finalmente, o juiz disse ao carrasco: “Execute o homem com uma morte rápida”. Dirk Willems suportou fielmente esse último sofrimento de sua vida e, certamente, recebeu a coroa da glória eterna.

1763
OS MENONITAS PELA EUROPA

Os menonitas eram perseguidos por sua fé, tanto por católicos, como por protestantes. À medida que as perseguições aumentam, os menonitas sondam novas regiões nas quais pudessem se estabelecer. Procuram terras em que tivessem autonomia civil, isenção do serviço militar e na qual pudessem criar e administrar as suas próprias escolas e comunidades. Isto fez com que os menonitas fossem para a região do Delta do Rio Vístula, atualmente na Polônia.

Nesta região os menonitas permanecem por aproximadamente 200 anos.

1930
OS MENONITAS NA RÚSSIA

Na Rússia os menonitas fundaram muitas colônias, e prosperavam bastante. No meio da comunidade menonita surge um movimento de renovação espiritual, influenciado pelo pietismo, e que dá origem ao grupo conhecido como os Irmãos Menonitas. Este grupo dava valor a uma vida piedosa, com ênfase no estudo bíblico e na oração.

Embora os menonitas prosperassem, a vida na Rússia se torna difícil, por conta das diversas guerras nas quais o país se envolveu. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) amplia as tensões sociais no povo russo, e a Revolução Russa, comunista, torna a situação dos menonitas insustentável. Perseguições, mortes, expropriações acontecem. Com isto muitos menonitas decidem sair da Rússia, buscando asilo na Alemanha, Canadá, Paraguai e no Brasil.

1931
OS MENONITAS NO BRASIL

Em 1930 aproximadamente 1.250 menonitas chegam ao Brasil, como refugiados. Eles são instalados no Vale do Rio Kraul, em Santa Catarina. Com muito trabalho os menonitas conseguem progredir na região, mas a vida lá era muito difícil, por isto alguns menonitas migram para Bagé, no Rio Grande do Sul, e para Curitiba.

Em 1931 um grupo de menonitas chega a Curitiba, se instalando nos bairros do Boqueirão e Xaxim. Aqui compram uma fazenda, que é loteada e dividida entre as quase 40 famílias, que começam a desenvolver um núcleo leiteiro na região.

Em 1936 é fundada a escola que dará origem ao Colégio Erasto Gaertner. Em 1946, com um grande esforço da comunidade, é erguida a Capela, estrutura histórica preservada como uma lembrança de todo o esforço, dedicação e fé desta comunidade.

e assim nós continuamos escrevendo
a história dos Menonitas no Brasil....

Missão, Visão e Valores

O Colégio Erasto Gaertner tem uma característica fundamental para que uma instituição de ensino moderna e consciente cumpra sua missão, muito além de simplesmente ensinar: “Nos dispomos a encarar o novo não como uma ameaça, mas como uma oportunidade de crescer.”

Dessa forma, a grande tarefa de aperfeiçoar os ideais que herdamos dos nossos pioneiros, numa trajetória de mais de setenta anos, vai se cumprindo diariamente. E mais, assimilamos o que há de moderno no mundo da educação para desenvolver nossa própria maneira de tratar a realidade. Isso nos faz autônomos, responsáveis e nos resguarda do imediatismo da atualidade, uma vez que os ideais cristãosestão à frente da nossa atuação.

Com a integração da fé ao conhecimento valorizamos não só o intelecto, mas também a afetividade e a espiritualidade para formar cidadãos integrais, críticos, sensíveis, capazes de mudar a realidade e construir uma sociedade mais justa, honesta e fraterna, com vista ao Eterno.

Material Didático

BERNOULLI

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O papel da escola é ensinar. Muito além de apenas da técnica e teoria, é na escola que o aluno aprende habilidades como a inteligência emocional, o trabalho em equipe e como ser um cidadão. 

O Colégio Erasto busca transmitir conhecimento de verdade, que transforma vidas e faz chegar mais longe. E é por isso que escolhemos o método de ensino Bernoulli para o Erasto. O conhecimento técnico é importante, mas o material didático do método Bernoulli vai além disso.

Unindo a técnica com a formação cidadã em diferentes materiais e recursos tecnológicos, a solução educacional promove o prazer em ensinar e a alegria em aprender.

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O Projeto Bilingue do Erasto é feito em parceria com a Cambridge University Press, que fornece o material didático para a escola.

O material consiste em um material físico que é entregue ao aluno, mais uma série de materiais que são utilizados em sala de aula conforme o planejamento didático de cada série. 

Esse material está todo incluso na taxa de material da instituição, de acordo com a faixa etária.

Cambridge

Material didático do Projeto Bilíngue
do Colégio Erasto Gaertner

Aulas de Programação

Para os alunos do 6° ao 9° Ano, temos aulas de programação. Essas acontecem em momentos online, na sala de informática ou utilizando tablets, e em momentos offline, na sala de aula. O aluno tem acesso a aplicativos e plataformas para desenvolvimento de jogos, além de acesso ao material em formato digital. A licença para utilizar esse material faz parte da taxa de material cobrada pela escola, e já está inclusa no valor.

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