5 métodos de estudar para o ENEM

Estudar para o ENEM não é exatamente uma das tarefas mais fáceis e, neste período, não adianta ligar no piloto automático. É preciso buscar e aplicar algumas técnicas e métodos de estudos para melhorar o seu desempenho como estudante e seus resultados na prova. Apenas pegar o edital e ir estudando os assuntos não é a melhor opção, você também precisa ter um pouco mais de estratégia.

Como estudar para o Enem

Para ajudá-lo, listamos 5 métodos de estudar para o Enem. Assim, você pode encontrar o que mais combina com a sua forma de aprendizado e garantir um bom desempenho na prova. Veja!

1. Mapa mental

Desenvolver mapas mentais é uma das melhores formas de estudar para o ENEM. Eles costumam ser uma forma bastante dinâmica de resumir conceitos e ideias com simplicidade. 

Para fazer um mapa mental, você precisa apenas esquematizar as ideias em uma folha de papel. Pode usar desenhos, setas e outros itens gráficos para isso. Diferentemente do resumo, o mapa mental é mais objetivo.

Normalmente, não entram conceitos, você precisa ler uma palavra e o conceito deve surgir na sua imaginação imediatamente.

2. Resumos

Outra forma de condensar um assunto e estudar para o ENEM, especialmente, os assuntos que você está vendo pela primeira vez é ler resumos.

Você também pode usar resumos para estudar assuntos que considera mais difíceis e está encontrando dificuldades para fixar. Eles são excelentes, por exemplo, para fazer as revisões periódicas.

3. Revisão

O nosso cérebro costuma descartar tudo o que não considera importante. É por isso, por exemplo, que você lê um assunto e pouco tempo depois parece que esqueceu praticamente tudo.

Para evitar esse tipo de situação, sempre revise os conteúdos que está aprendendo. Revisões devem ser feitas nas primeiras 24 horas (quando isso não é feito, 50% do que você estudou se perde). 

A leitura de um conteúdo novo também deve ser repetida 7, 15 e 30 dias após o primeiro contato. Depois, é indicado manter a revisão dos assuntos a cada 30 dias ao estudar para o ENEM.

4. Áudio

O Áudio é um tipo de material com muita versatilidade, porque permite que você estude a qualquer momento, ainda que esteja no trânsito, no ônibus ou fazendo outras atividades em casa.

O mais interessante é tentar gravar o áudio do assunto com a sua própria voz. Essa é uma forma de o cérebro gravar mais rapidamente as informações.

5. Ensinar

Esse é um dos melhores métodos de estudos que existe, segundo a própria ciência. Pense bem: se você está ensinando algo é por que realmente entendeu o conteúdo e aprendeu.

Além disso, o cérebro entende que aquele conteúdo é importante e não pode se perder, portanto, leva-o para a memória de longo prazo.

E você nem precisa de uma sala de aula para isso. Pode ficar na frente do espelho ou mesmo imaginar que está falando para pessoas dispostas a aprender.

Agora que você já está preparado para a prova, que tal conferir algumas dicas de como escolher a melhor faculdade para você?