7 dicas para incentivar o hábito de leitura no seu filho

Um dos maiores desafios hoje em dia é criar o hábito de leitura nos pequenos. Isso porque a geração Alpha está cada vez mais conectada e tecnológica, tornando difícil desenvolver a curiosidade e o interesse pelos livros.

Porém, a leitura é algo essencial na vida de uma criança. É através dela que se constrói o repertório, bem como abre caminho para o aprendizado. Nesse cenário, não é somente a escola que possui um papel fundamental, mas também os pais. Afinal, o exemplo dentro de casa influencia diretamente na construção desse costume.

Mas afinal, como estimular o hábito de leitura nas crianças? Descubra, a seguir!

Qual é a importância do hábito de leitura?

O contato das crianças com os livros é essencial para o seu desenvolvimento. Quanto mais cedo for criado o hábito de leitura, melhor será essa relação no futuro.

Ler ajuda tanto no desenvolvimento do vocabulário e da interpretação, quanto na memória e na concentração. A imaginação e a criatividade também serão estimuladas a cada cenário descrito.

A leitura promove, ainda, a vontade de aprender e a empatia. Quando realizada em família, também reforça os laços afetivos. Afinal, relaxar e se aconchegar com os filhos para curtir momentos juntos, por si só, já é uma oportunidade de se conectar.

Para obter esses e outros benefícios, selecionamos 7 dicas que irão ajudar a criar o hábito de leitura nos seus filhos. Confira!

Como estimular o hábito de leitura nas crianças?

1 – Demonstre o interesse pela leitura você também

As crianças aprendem pelo exemplo. Por isso, ajuda quando os pais demonstram interesse pelos livros e compartilham esse hábito, seja lendo para eles ou cada um lendo o seu.

2 – Mantenha os livros espalhados pela casa

Os livros devem estar dispostos em locais de fácil acesso. Você pode guardar em estantes caixas, baús, prateleiras ou ainda na mesa de estudo das crianças. O que importa é que elas consigam encontrá-los sempre que quiserem.

3 – Faça leituras em conjunto

Outra opção para criar o hábito de leitura é fazer isso em conjunto. Desta forma, a criança vai se desenvolvendo aos poucos, até conseguir ler sozinha. Essa ação tem um benefício a mais: no momento em que seu filho precisa se concentrar na atividade, treina a atenção e o foco.

4 – Não force a barra com os pequenos

Forçar seu filho a ler não é o melhor caminho, pois ele pode ver isso como uma obrigação. O ideal é dar a liberdade para escolher o momento mais adequado. Assim, aos poucos, isso se tornará um hábito.

5 – Perceba as preferências da criança

Deixar que os pequenos optem pelo tipo de livro favorito ajuda a ampliar o interesse pela leitura. Aqui, vale de tudo, a exemplo de:

  • Gibis;

  • Jornais;

  • Revistas;

  • Livros interativos.

6 – Converse sobre as leituras

Uma dica para criar o hábito de leitura é conversar sobre a história. Pergunte se entendeu, qual personagem gostaria de ser e se imaginou um final diferente. Essa troca pode ampliar o envolvimento com a história, além de exercitar estímulos sensoriais.

7 – Leve a criança em bibliotecas e livrarias

Explorar bibliotecas e livrarias pode ser uma experiência inesquecível para seus pequenos. Deixe-os livres para procurarem livros e encontre um lugar reservado para lerem juntos.

Estimular o hábito de leitura ajuda no desenvolvimento das crianças e também garante que, no futuro, eles sejam mais abertos a conteúdos variados. Comece aos poucos e você fará a diferença na vida dos seus filhos.

Gostou deste artigo? Então, volte ao blog do Colégio Erasto e aproveite nossos materiais.