7 livros clássicos para incentivar a leitura nos seus filhos

O período de férias não é ideal somente para as crianças brincarem e descansarem, é também um ótimo momento para colocarem a leitura em dia! Para isto, existem alguns livros clássicos que estimulam a criatividade e, principalmente, passam mensagens que serão úteis para o resto da vida.

A leitura é importante por diversos motivos. Ela estimula o progresso da linguagem oral, aprimora a escrita e desenvolve a imaginação. Além disso, cria o senso de empatia, algo cada vez mais essencial nos dias de hoje.

Para que você estimule o hábito da leitura nos seus filhos, selecionamos alguns livros clássicos que seguem mais atuais do que nunca. 

E uma dica: que tal você ler para ele? Assim, você serve de exemplo e, ainda, estreita os laços de amor e afeto. Confira nossas sugestões!

7 dicas de livros clássicos para ler nas férias

1 - Pollyanna

Escrito por Eleanor H. Porter em 1913, trata-se de um dos principais livros clássicos. Ele conta a história de Pollyanna, uma menina encantadora que, apesar de ser órfã de mãe e pai, demonstra otimismo, alegria de viver e paixão pela vida e pelas pessoas.

Na história, ela cria o Jogo do Contente, que consiste em ver o lado bom de todas as situações e, principalmente, crescer com cada uma delas.

O livro foi inspiração para a novela infantil do SBT “As aventuras de Poliana”, que agora também ganhará um filme.

2 - Pequeno Príncipe

Escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, esse livro conta a história de amizade entre um pequeno príncipe e um homem frustrado porque ninguém entende seus desenhos. 

Através das aventuras contadas pelo principezinho, o protagonista percebe que, conforme foi crescendo, parou de dar valor a pequenas coisas.

Esse livro traz à tona sentimentos como esperança, amor e inocência, que muitas vezes podem ser deixados de lado conforme os anos passam.

3 - Reinações de Narizinho

Quem lembra do Sítio do Pica-Pau Amarelo? Pois este é o livro que deu origem à série e apresentou pela primeira vez personagens como Emília, Tia Nastácia, Dona Benta, Pedrinho e Narizinho.

Essa obra-prima de Monteiro Lobato é excelente para estimular a criatividade e a imaginação, pois traz muitas histórias mágicas e cheias de aventura.

4 - Alice no País das Maravilhas

Este é um dos livros clássicos mais famosos e lúdicos da história. Escrito por Lewis Carroll, conta a história de Alice, uma menina que, ao cair em um enorme buraco, descobre o caminho para o País das Maravilhas.

A história estimula a imaginação das crianças e a capacidade de sonhar. Além disso, fala sobre descobrir sua própria identidade, ao invés de seguir padrões estipulados pela sociedade.

5 - Menino Maluquinho

Esse livro, escrito por Ziraldo em 1980, conta a história de um menino travesso, divertido e que liderava os amigos na hora da confusão. Apesar de tirar zero em comportamento, ele era estudioso e feliz.

É um dos grandes clássicos da literatura infantil brasileira, e que vai virar série animada na Netflix em 2021.

6 - Marcelo, Marmelo, Martelo

Esse livro retrata, através de desenhos coloridos, o universo infantil. Nele, os personagens superam diferenças, passam a valorizar a amizade e aprendem mesmo com as situações mais banais.

É uma ótima opção de leitura para que as crianças aprendam a viver em sociedade!

No começo de 2019, a produtora Coiote conseguiu liberação com a escritora Ruth Rocha, será adaptado e também poderá virar série.

7 - Bisa Bia, Bisa Bel

Esse livro, escrito por Ana Maria Machado, ensina sobre amizade e superação através da personagem Isabel. Ela encontra uma foto da sua bisavó Bia, que nunca conheceu, e passa a conversar com ela e compartilhar seus sonhos.

---

Você já leu algum desses livros clássicos? Conte para nós qual o seu preferido e o do seu filho! 

Quer mais dicas de literatura e conteúdos sobre desenvolvimento infantil? Acesse nosso blog!