7 maneiras de aproveitar mais o ar livre com o seu filho sem sair de casa

Devido à pandemia do coronavírus, as crianças ficaram sem a rotina de aula nas escolas e, até mesmo, sem a possibilidade de brincar com seus amigos. Nesse cenário, as famílias estão buscando alternativas para aproveitar o ar livre com os pequenos e tornar mais produtivo esse tempo em casa.

Uma opção para quem possui área externa é realizar diversas atividades nesse ambiente ー que, além de divertidas, evitam a sujeira ou bagunça dentro de casa.

Ficar ao ar livre com crianças permite, ainda, que elas mantenham o contato com o sol e o corpo sempre em movimento. Além disso, é um recurso útil para diversificar as brincadeiras e diminuir o tempo que os seus filhos ficam na frente das telas.

Ficou curioso? Listamos 7 sugestões para aproveitar o ar livre e passar mais tempo com os seus pequenos. Confira!

7 dicas para aproveitar o ar livre com as crianças

1 – Estimule o hábito esportivo

Praticar esportes é um hábito saudável que estimula a sociabilização e também ajuda no desenvolvimento das crianças. Então, que tal aproveitar o ar livre para jogar bola, peteca ou outras atividades? 

Dependendo do espaço que você tem disponível, é possível fazer um circuito de bicicleta para que o seu filho se exercite e, ao mesmo tempo, se desafie. 

2 – Use a jardinagem como atividade

Os pequenos adoram mexer na terra. Logo, essa é uma excelente oportunidade para incentivá-los a cuidar do jardim. Ensine-os a plantar e oriente sobre os cuidados que devem ser tomados no dia a dia para que as plantas se mantenham saudáveis.

3 – Reviva as brincadeiras da sua infância

Existem várias brincadeiras da sua infância que também podem atrair a atenção das crianças. Pular corda, amarelinha e elástico são apenas alguns exemplos de atividades simples e divertidas para aproveitar o ar livre. Reviva esse momento com os seus filhos!

4 – Leve as atividades artísticas para um novo ambiente

Já pensou em fazer uma grande pintura sem se preocupar com a sujeira? Pois ao ar livre, isso é possível. Pegue um tecido bem grande e disponha tintas, canetinhas, lápis de cor e giz de cera para que os pequenos liberem toda a criatividade. 

5 – Explore os brinquedos com água

Se você era criança na década de 1980, provavelmente recorda da boneca que soltava bolhas de sabão. Ela foi um sucesso e pode servir de inspiração para aproveitar o ar livre. 

O melhor de tudo é que essa é uma brincadeira muito simples de criar. Pegue um aro do tamanho desejado, que pode ser um pedaço de arame, fio ou plástico, e um recipiente com água e sabão. Agora, é só mergulhar na mistura e assoprar para as bolhas surgirem.

6 – Monte um acampamento com os pequenos

Outra brincadeira que a criançada adora é fazer acampamento. Vale montar uma barraca com lençol ou pedaço de papelão, dispor cadeiras de praia, preparar um lanche e separar alguns livros. Esse é o cenário perfeito para a diversão. 

7 – Faça um piquenique em família

Apesar de não ser uma brincadeira, as crianças podem se divertir antes mesmo do piquenique começar. Incentive o seu filho a ajudar na preparação dos lanches, seja lavando as frutas ou organizando a cesta. 

O piquenique é, ainda, uma oportunidade de aproveitar o ar livre em família, onde todos podem conversar sobre assuntos diversos e passar mais tempo juntos.

-

Aproveitar o ar livre é uma ótima opção para que as crianças se mantenham ativas, em contato com o sol e, principalmente, produtivas. Além disso, as mantém distantes dos riscos da internet. Estimule os seus filhos e participe desse momento com eles!

Quer ver mais dicas como essa? Acompanhe o blog do Erasto