Adaptação escolar: 7 dicas para os pais

É comum que, em algum momento da infância, a criança tenha que trocar de escola. A questão é que para algumas a adaptação escolar é mais difícil do que para outras. Por esse motivo, a ajuda dos pais é fundamental nessa hora.

Se seu filho também está passando por esta situação, confira neste blog post algumas dicas bastante úteis para ajudá-lo. Boa leitura!

Confira 7 dicas para facilitar a adaptação escolar

1.   Faça a mudança parecer gradual

Ninguém gosta de ser pego de surpresa com uma notícia. E, embora pequenas, as crianças também não gostam de saber que vão ter que trocar de escola de repente. Por isso, procure conversar antes sobre o assunto, explicando o motivo da mudança de uma maneira que seu filho compreenda o que está acontecendo. 

2.   Destaque os pontos positivos da mudança

Explique ao seu filho que, embora ele tenha que ir para outra escola, ele não precisa perder contato com os amiguinhos que vão ficar. Enfatize que a mudança pode trazer mais amigos e brincadeiras na nova instituição. Dessa a maneira, a adaptação escolar pode se tornar mais leve.

3.   Passe segurança na chegada

A gente sabe que para os pais também não é fácil deixar o filho em uma escola diferente. Porém, para uma melhor adaptação escolar é importante que a criança perceba segurança por parte do pai ou da mãe. Assim , é preciso conter a emoção, não deixando transparecer qualquer vulnerabilidade.

Se estiver difícil para enfrentar a situação sozinho, converse com os profissionais da escola. Quanto mais confiança você tiver na instituição, mais fácil será transmitir tranquilidade para seu filho. 

4.   Se necessário, não deixe de ser firme

A fase de adaptação escolar exige bastante paciência por parte dos pais, já que o filho pode ficar mais sensível com a mudança. O medo, a insegurança e irritação podem se transformar em momentos de choro. 

Porém, as reclamações da criança não devem tomar conta da situação. Nessa situação, diga que você sabe o quanto ela está sofrendo, mas que acredita que vai superar esse momento. 

5.   Não engane a criança

Evite mentir ou sair de fininho para que seu filho não perceba que você foi embora. Isso pode deixar a situação mais difícil, já que ele pode se sentir abandonado ou entrar em desespero. Se despeça da criança com calma, sinalizando que você virá buscá-la em algumas horas. 

6.   Mexa o mínimo possível na rotina

A rotina é algo importante na vida da criança, pois dá conforto e segurança a ela. Por isso, sempre que possível, quanto menos você alterar o cotidiano dela melhor será para a adaptação escolar. Quando um pouco maiores, tente envolver seu filho nos processos, como arrumar a mochila ou separar o uniforme por exemplo. 

7.   Seja parte dessa mudança

Os pais são fundamentais no processo de adaptação escolar dos filhos e devem participar ativamente de todo o processo. Envolva-se nas atividades propostas pela nova instituição e busque frequentar os eventos sociais, como por exemplo festinhas de aniversário dos novos coleguinhas. Assim, você estará incentivando a criança a se abrir para novas amizades.

---
Gostou dessas dicas? No
blog do Erasto você confere muito mais assuntos para acompanhar de perto o desenvolvimento de seu filho na escola. Não deixe de conhecer!