Como ajudar seu filho a estudar para as provas?

O período de provas costuma ser difícil para as crianças em idade escolar. Afinal, elas precisam conciliar suas demais obrigações, como atividades extracurriculares, com um tempo extra de estudo em casa.

Existem formas dos pais ajudarem nesse momento, facilitando a preparação para a semana de provas. Isso não significa fazer os deveres para eles; mas sim serem mais participativos.

Desta forma, além de melhorarem seus resultados, os pequenos passam a se sentir menos pressionados e ansiosos – o que pode fazer, inclusive, com que o conteúdo seja absorvido de maneira mais fácil.

5 dicas para você e seu filho de como ajudar a estudar

1 – Explique para a criança quais são os objetivos das avaliações

O estudo não pode ser visto como obrigação ou penalidade. É importante explicar para a criança que as provas são ferramentas essenciais para identificar quais conteúdos foram bem assimilados pelos alunos.

Deixe claro que o esforço do pequeno não deve ser para simplesmente obter resultados positivos nas provas ou “passar de ano”. Mas sim, visando compreender o que foi explicado em sala de aula e desenvolver habilidades do futuro, como lógica e raciocínio.

2 – Ajude-o a organizar uma rotina de estudos

Quando a criança segue uma rotina de estudos o ano todo, ela não tem necessidade de se estressar na época de provas. Não há porque fazer cobranças de última hora, como tentar entender todo o conteúdo nos dias que antecedem os testes.

Portanto, priorize a organização familiar no dia a dia e incentive seu filho a ter um tempo de estudo diário. Uma dica é revisar o conteúdo do dia para ter certeza de que foi assimilado.

3 – Faça perguntas para revisar o conteúdo das provas

Você quer saber como ajudar a estudar na prática? Participando. Uma ótima alternativa é repassar com as crianças a matéria e fazer perguntas a respeito. O ideal não é realizar isso somente na época de provas, a fim de prepará-las; mas adotar como algo habitual.  

4 – Estimule o descanso no dia anterior às provas

Um dos erros mais comuns é estudar a noite toda. Além de não ser efetivo para aprender o conteúdo, ainda faz com que a criança acorde no dia seguinte cansada. Logo, o descanso é fundamental para que os pequenos encarem as provas com disposição e atenção.  

5 – Entenda e avalie os resultados junto com a criança

Passados os testes, é importante que os pais analisem o conteúdo corrigido junto com os filhos. Sem pressão e/ou cobranças, repassem cada questão, valorizando os acertos e convidando-os a refletirem sobre os erros.

A análise ajuda a avaliar mais profundamente o conhecimento dos pequenos - o que deve ir além da nota obtida. Você poderá perceber, por exemplo, que eles conseguiram realizar um cálculo em que, antes, sentiam dificuldades.

Esse não é momento de criticar ou dizer que foi falta de atenção, mas de adotar uma postura positiva para que a criançada aprenda com as falhas e busque melhorar.

Agora que você viu como ajudar a estudar, continue no blog do Erasto e confira outras dicas para tornar o período escolar muito mais agradável.