5 dicas de como conciliar o trabalho e os filhos

Uma das maiores dificuldades dos pais atualmente está em saber como conciliar o trabalho e os filhos. Principalmente quando se tem uma rotina muito atarefada e resta pouco tempo para se dedicar aos pequenos.

Porém, sabe aquela história de que qualidade vale mais que quantidade? Pois isso encaixa-se perfeitamente nesse caso. Ou seja, o importante não é ter muitas horas disponíveis, mas sim saber aproveitar o tempo que se tem com qualidade.

Neste artigo, selecionamos algumas dicas muito úteis para saber como conciliar o trabalho e os filhos. Ao torná-las um hábito, o relacionamento entre a família tende a melhorar. Além disso, enquanto os pais conseguem acompanhar o desenvolvimento das crianças, estas se tornam mais confiantes – o que irá refletir na sua vida toda.

Boa leitura!

Como conciliar o trabalho e os filhos

Abaixo, selecionamos 5 dicas para você saber como aproveitar melhor com os seus filhos. Confira.

1. Passe um tempo de qualidade

Mesmo quando se tem pouco tempo para passar com o filho, se ele for aproveitado com qualidade, vai valer muito mais do que se tivesse o dia inteiro disponível. Assim, dê atenção de sobra a ele. 

Converse, brinque, pergunte como estão as coisas no colégio, demonstre interesse nas pequenas coisas. Além de estreitar os laços entre vocês, essa é uma ótima maneira de contribuir positivamente para a sua saúde física e psicológica!

2. Faça passeios especiais no final de semana

As crianças têm a tendência de lembrar muito mais de dias especiais, ou seja, de quando fez algo diferente do habitual. Aqui, não é necessário pensar em algo mirabolante. É possível fazer um passeio no parque, um piquenique, ir ao teatro ou no zoológico.

Uma dica é deixar as crianças escolherem o que eles querem fazer. Assim, eles se sentem importantes e parte fundamental da família.

3. Deixe o celular e outras distrações de lado

Quando estiver com o seu filho, evite perder tempo com celular, televisão, computador ou outras distrações. Além de ser bom se desconectar um pouco, você poderá lhe dar a atenção que ele merece e precisa.

Caso isso não seja possível, faça com que ele participe deste momento com você. Se estiver trabalhando em casa, convide-o dividir a mesa. Enquanto você realiza suas tarefas, ele pode, por exemplo, fazer os deveres de casa, desenhar etc. As possibilidades de atividades são muitas!

4. Tenha uma agenda

Ter uma agenda diária é essencial para saber como conciliar o trabalho e os filhos. Planeje-se para buscar as crianças no colégio e para fazerem ao menos uma refeição todos juntos.

Tenha em mente, ainda, que é necessário aprender a dizer não para convites que lhe deixariam longe dos seus filhos justamente no momento que deveria ser dedicado a eles.

5. Escolha uma escola que ajude na educação dos seus filhos

A escola é um grande aliado para garantir não somente uma formação adequada aos pequenos, mas para fazer com que eles desenvolvam determinados atributos. O Colégio Erasto conta com um programa de educação que aceita crianças a partir dos 2 anos. Nele, são oferecidas aulas especiais, como:

  • Educação física;

  • Musicalização;

  • Ensino religioso;

  • Informática;

  • Projeto bilíngue.

Com isso, desde cedo, eles começam a ter contato com conteúdos que contribuem para o seu desenvolvimento, além de gerar aproximação com outras crianças.

Para conhecer mais sobre o formato de ensino do Colégio Erasto, acesse agora mesmo o nosso site.