Como estudar para o vestibular em casa durante a pandemia?

Com as aulas presenciais suspensas devido à pandemia do novo Coronavírus, muitos alunos se viram obrigados a estudar em casa. Afinal, mesmo com as incertezas desse cenário, os estudantes de ensino médio devem manter sua preparação para o vestibular.

O foco neste momento é essencial, tendo em vista que a situação é atípica e requer ainda mais disciplina. Além do mais, quem conseguir estudar em casa, sairá em vantagem quando as provas finalmente acontecerem.

Mas como estudar em casa na pandemia e, assim, se preparar para o vestibular? Selecionamos algumas dicas que ajudarão você a se manter focado e otimizar o tempo da melhor forma possível.

Vamos lá!

5 dicas para estudar em casa na pandemia

1. Crie um cronograma e obedeça a sua rotina de estudos

Uma boa estratégia para se organizar nesse momento é montar um cronograma. É possível separar o conteúdo conforme a semana, dia e horário, para ter claro o período que precisa se dedicar a cada matéria.

Outro método para estudar é dividir as disciplinas da mesma maneira que são dadas na escola. Ou seja, se a primeira aula na segunda-feira era matemática, continue nesse formato para não quebrar a rotina.

E não esqueça de seguir à risca essa organização para manter o foco no estudo!

2. Evite o consumo excessivo de notícias e use a internet a seu favor

O noticiário tem um papel importante na disseminação de informações sobre a pandemia. Isso não significa, porém, que é preciso assistir à toda a grade de programação. Esse tipo de prática apenas irá gerar mais ansiedade.

Se a televisão precisa ser restringida, com a internet, isso não ocorre. Ela é vista como um dos principais aliados para quem precisa estudar em casa, pois oferece uma diversidade de conteúdos online que podem complementar o aprendizado.

Através dela, é possível assistir a videoaulas, que podem ser ministradas pelos professores para manter a proximidade e o ensino em dia. Além disso, há canais no YouTube que abordam conteúdos pré-vestibular, como Descomplica, Manual do Mundo e Me salva.

3. Crie grupos de estudo com seus colegas

Juntar os amigos para que estudem juntos on-line pode ser uma alternativa para driblar o isolamento. Além disso, costuma facilitar o aprendizado, pois todos podem se ajudar e até entender detalhes das disciplinas que passariam em branco com o estudo individual.

4. Treine redação e leia as obras obrigatórias

Para escrever uma boa redação, é importante treinar. Logo, dedique um tempo também a escrever textos e mande para que os  seus professores corrijam. Afinal, essa é uma parte fundamental da nota nas provas de vestibular. 

Outro método para melhorar a escrita é ler. Aproveite o tempo livre em casa para colocar a leitura em dia. Dê prioridade às obras literárias exigidas em cada prova a ser realizada.   

5. Aproveite o tempo em casa a faça pausas

Estudar para o vestibular também passa por momentos de pausa. É preciso ter um tempo para relaxar e esvaziar a cabeça, garantindo que os conteúdos serão bem absorvidos. 

Que tal aproveitar esse período em casa para conversar mais com seus pais sobre o futuro, vestibular e expectativas? Esse diálogo pode ajudar a minimizar a tensão, além de trazê-los ainda mais para perto nessa época tão importante da vida. 

Gostou das dicas sobre como estudar em casa na pandemia? Confira outros conteúdos com sugestões de estudo em nosso blog!