Como posso focar nos estudos?

Conseguir se concentrar no momento dos estudos pode ser difícil para algumas pessoas, se não, para a maioria delas. Por isso, encontrar algumas maneiras de focar nos estudos e tentar aplicá-las no seu dia a dia pode ser necessário para cumprir a meta de aprendizado do semestre e se preparar para provas, como o ENEM.

Para ajudá-lo a encontrar essas estratégias e focar nos estudos, listamos algumas sugestões abaixo. Veja!

Escolha um local organizado e quieto

A nossa mente não gosta do caos, o que ela gosta mesmo é de organização. De acordo com especialistas, um local desorganizado gera estresse e perda de tempo, tudo o que um estudante não precisa. Segundo o neurologista Leandro Teles da Academia Brasileira de Neurologia, o cérebro trabalha muito melhor quando estamos em um ambiente organizado.

Por isso, antes de começar a estudar, deixe tudo o que pode precisar por perto: folhas, canetas, marca texto e outros objetos essenciais para o momento.

Estabeleça momentos de descanso

A nossa mente e o nosso corpo não são uma máquina, aliás, nem mesmo os celulares trabalham sem parar, não é mesmo? Em algum momento, precisamos recarregar a bateria e o mesmo ocorre com a mente e o corpo humano. Quanto mais o tempo vai passando, maiores as chances de dispersão dos estudos. O cérebro vai cansando e isso é completamente normal.

Nesse caso, vale a pena aplicar algumas técnicas de produtividade como a Pomodoro. Nela, você deve estudar por 25 minutos e descansar cinco. E, quando completar 1 hora, o descanso deve ser maior, cerca de 15 a 20 minutos. Mas você não precisa seguir necessariamente esses intervalos. Eles podem ser adaptados ao seu próprio ritmo para mais ou para menos.

Desligue os eletrônicos

O smartphone e a internet são bons companheiros dos estudos, quando usados da maneira correta. Na hora de se dedicar aos estudos, foque no seu material e desligue os aparelhos eletrônicos. Isso serve não apenas para os celulares, como a TV, o Notebook e aparelhos que fazem barulho e podem interferir na sua concentração. 

Se você é do tipo que só consegue estudar com música, coloque a sua playlist em um fone de ouvido que não precise estar conectado à internet.

Faça resumos

Escrever é uma ótima maneira de focar nos estudos, porque você terá um contato mais ativo com o conteúdo e não apenas um comportamento passivo, de ficar ouvindo. Por isso, os resumos ajudam bastante.

Uma dica é fazer resumos à mão, ainda que, depois, você passe para o computador a fim de organizar. O fato de fazê-lo à mão é uma maneira de fixar o conteúdo no cérebro com mais facilidade. Assim, além de usar o sentido da visão e da audição, você usa o tato, acionando diversos sentidos e fazendo o cérebro armazenar as informações de diversas maneiras.

Tenha hábitos saudáveis

Comer de maneira saudável, dormir uma média de 8 horas por dia e fazer exercícios são hábitos que você precisa manter para focar nos estudos. Estar com a saúde física e mental em dia é uma maneira de manter o seu cérebro saudável para manter o ritmo  necessário de estudos. 

É por isso que todos os seus hábitos interferem. Ficar no celular perto da hora de dormir, por exemplo, é ruim porque reduz a produção de melatonina (hormônio do sono). Você pode até ler alguma coisa, mas com a luz do abajur.

Gostou da leitura? Agora você sabe que pequenas mudanças de hábitos podem ajudá-lo a focar nos estudos. Quer mais dicas para passar no vestibular? Continue acompanhando o nosso blog.