A importância das habilidades do futuro para o seu filho

O mundo está em constante transformação, principalmente quando o assunto é tecnologia e mercado de trabalho. Hoje, percebe-se que, para garantir que crianças e adolescentes estarão aptos a conquistarem o seu espaço, não basta somente passar o conhecimento técnico. É preciso trabalhar as habilidades do futuro.

Por habilidades do futuro entende-se os comportamentos, as atitudes, as capacidades e a maneira de lidar tanto com as pessoas, quanto com o ambiente ao seu redor. Mais do que diploma ou cursos realizados, elas dirão quem a pessoa é – e quantas portas irão se abrir!

É preciso estimular essas habilidades para que o futuro profissional possa se destacar entre os demais - tanto no trabalho, quanto como em outras esferas sociais.

É importante que esse trabalho seja realizado desde cedo e em conjunto. Ou seja, escolas e pais precisam entender a importância desse tipo de potencial e agir de forma harmônica.

Mas quais são essas habilidades do futuro e porque são tão importantes? Continue a leitura e descubra!

6 habilidades do futuro para o seu filho desenvolver

1. Resolução de problemas

O profissional do futuro precisará ter a capacidade de resolver problemas, incluindo aqueles que jamais viu antes. Por isso, as crianças devem ser estimuladas a pensar sobre assuntos diversos e problematizar questões do cotidiano

Esse tipo de ação faz com que elas tenham uma mente mais aberta e crítica, lidando melhor com a pressão e, consequentemente, com os desafios impostos.

2. Empatia

Essa habilidade do futuro consiste em se colocar no lugar do outro, ou seja, entender o próximo sob o ponto de vista dele mesmo. Ela é essencial porque ajuda na identificação de problemas e necessidades, além de permitir um trabalho em grupo mais harmônico.

3. Trabalho em equipe

Não é de hoje que a habilidade de trabalhar em equipe é valorizada pelas empresas. Porém, ela tende a se tornar ainda mais indispensável. Isso porque uma das grandes tendências são as equipes multidisciplinares. Ou seja, equipes compostas por diversos especialistas, cada um contribuindo com seu conhecimento e experiência em prol do grupo.  

4. Criatividade

Uma pessoa criativa é aquela que conecta informações e, a partir disso, constrói ideias inovadoras e soluções eficazes. Essa é uma habilidade do futuro porque, em meio ao avanço tecnológico, as empresas precisam se diferenciar cada vez mais. Portanto, pessoas criativas serão a prioridade na hora da contratação.

5. Inteligência emocional

Conhecer as próprias emoções e saber como agir com elas em diversas situações são habilidades que fazem parte da inteligência emocional. Na prática, isso significa, por exemplo, não deixar que as emoções ou os problemas pessoais prejudiquem no trabalho.

Essa capacidade também permite reconhecer e lidar com o sentimento dos outros, o que é essencial em negociações e interações sociais.

6. Pensamento crítico

Ser um profissional crítico é uma das habilidades que serão mais requisitadas no futuro. Os profissionais deverão utilizar o raciocínio e a lógica para:

  • Questionar os problemas;

  • Identificar e ponderar os prós e contras;

  • Considerar as soluções oferecidas para cada obstáculo.

No Colégio Erasto, essas habilidades do futuro são levadas muito à sério. Inclusive, são estimuladas em todas as etapas da jornada educacional. Para saber mais, acesse o site e conheça o nosso sistema de ensino.