Inteligências Múltiplas

 

A inteligência não é uma capacidade única que desenvolvemos na vida, na verdade já se conhecem 8 tipos de inteligência que todas as pessoas têm. Essa teoria foi desenvolvida na década de 80, por uma equipe de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner. 

A nossa sociedade e até o sistema tradicional de ensino, avaliam e valorizam algumas inteligências mais do que outras, mas a verdade é que todas são importantes e essenciais. 

Segundo a teoria, todas as pessoas nascem com os 8 tipos de inteligência, mas desde criança é possível de destacar entre uma ou outra. Se houver investimento nessa propensão, a criança pode se desenvolver rapidamente na área e até seguir carreira no futuro. 

Vamos conhecer as inteligências múltiplas: 

 

1. INTELIGÊNCIA LÓGICA MATEMÁTICA 

Essa inteligência é voltada para conclusões através da lógica e razão e é evidente em pessoas que tem facilidade de resolver problemas matemáticos. Por muito tempo essa foi a única inteligência avaliada através do teste do QI.  

Como incentivar: Fazendo problemas matemáticos, testes e brincadeiras que envolvam raciocínio lógico, jogos de carta e mesa também podem ajudar. 

Profissões que se destacam: Engenharia, cientistas, matemáticos. 

 

2. INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA 

A inteligência linguística se refere a boa capacidade oratória, de escrita e até gestual. Tem a ver com a facilidade de uma comunicação clara e efetiva. Além de se expressar bem, pessoas com essa inteligência têm facilidade em aprender novos idiomas. 

Como incentivar: A melhor forma de incentivar é a boa e velha leitura, isso aumenta o vocabulário e a fluência da língua. Escrever poemas e histórias pode ativar a criatividade dentro dessa inteligência.  

Profissões que se destacam: Jornalistas, políticos, advogados, poetas. 

 

3. INTELIGÊNCIA ESPACIAL 

O conceito é um pouco mais abrangente e confuso, mas refere-se à capacidade de interpretar e se relacionar com o mundo, baseado na posição e movimentação dos objetos. Fica evidente em pessoas que tem a capacidade natural de relacionar padrões e formas para construir um espaço. 

Como incentivar: Jogos como lego, quebra cabeça e até o xadrez, instigam nossa memória a imaginar jogadas e procurar novos caminhos. 

Profissões que se destacam: Arquitetos, jogadores de futebol, designers. 

 

4. INTELIGÊNCIA MUSICAL 

Gardner acreditava que essa era uma inteligência latente em todas as pessoas, as vezes um pouco de incentivo, já pode atingir grandes resultados. A música é uma forma de arte presente nas culturas do mundo todo, mas quem tem essa inteligência elevada, tem muito mais facilidade para tocar, cantar e compor. 

Como incentivar: Ouvir música, cantar, prestar atenção nos sons, são coisas simples que podem ser feitas diariamente para aguçar a inteligência musical. Quando um pouco mais velho, incentivar a tocar um instrumento é uma forma maravilhosa de desenvolver várias das inteligências e ampliar a capacidade social. 

Profissões que se destacam: Músicos, compositores, maestros. 

 

5. INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA 

A cinestesia é um conceito da fisiologia que tem a ver com a percepção de movimento, peso, resistência e posição do corpo, provocado por estímulos naturais. Quem tem essa inteligência desenvolvida, normalmente tem a capacidade de usar o próprio corpo para se expressar, solucionar problemas a partir de aspectos motores, manusear objetos e realizar trabalhos manuais. Alguns cientistas afirmam que quem aprimora essa inteligência pode até ter mais qualidade de vida. 

Como incentivar: Praticar esportes, dança, teatro, qualquer atividade que incentive a sua consciência corporal.  

Profissões que se destacam: Bailarinos, atores, atletas e ginastas. 

 

6. INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL 

É uma inteligência diretamente percebida no relacionamento com o outro. Pessoas com essa inteligência são empáticas, e têm a capacidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros, facilitando interações. Na prática são ótimos líderes. 

Como incentivar: Toda atividade que incentive interação com outras pessoas é uma ótima maneira de incentivar a inteligência interpessoal.  

Profissões que se destacam: Políticos, atores, professores, terapeutas, vendedores e líderes de modo geral. 

 

7. INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL 

Essa inteligência envolve o autoconhecimento, a capacidade de reconhecer as próprias emoções e lidar com elas assertivamente. Essas pessoas têm facilidade em criar hábitos, controlar vícios e dominar emoções. Consciência de si mesmo ajuda a utilizar suas habilidades e se desenvolver rapidamente. 

Como incentivar: Separar tempo do dia para conscientemente pensar sobre suas qualidades e defeitos, ser atento sobre seus sentimentos e tentar dominar, na medida do possível, as suas reações. 

Profissões que se destacam: Essa inteligência torna um profissional melhor em qualquer profissão, pois permite que ele desenvolva suas habilidades para o melhor potencial, se tornando uma pessoa agradável de conviver. 

 

8. INTELIGÊNCIA NATURALISTA 

No princípio essa inteligência não estava no estudo de Gardner, mas ele optou por incluí-la depois, por se tratar de algo essencial para o futuro do planeta. 

A inteligência naturalista está ligada às habilidades humanas relacionadas à vida e à natureza. As pessoas que têm essa inteligência em destaque, têm facilidade para identificar animais, plantas e os benefícios proporcionados por eles.  

Como incentivar: Passeios ao ar livre, observação da natureza, conversas sobre o corpo humano e o ecossistema são formas de incentivar essa inteligência. 

Profissões que se destacam: Biólogos, farmacêuticos, cientistas, médicos. 

 

Uma vez conhecendo e reconhecendo a inteligência em cada pessoa, é possível investir de forma certeira. O importante é entender que todas as pessoas, de todas as idades, são inteligentes, só descobrir seu lugar de destaque.