Conhecendo as Metodologias Ativas

Está chegando uma nova tendência de ensino, são as Metodologias Ativas. O novo método é um contraponto às Metodologias Passivas, à aula tradicional, que até hoje foi a forma mais difundida de ensinar nas escolas.

 

Aluno é protagonista

Enquanto na aula tradicional todo o ensino gira em torno do professor, que oferece conteúdo expositivo e é detentor do conhecimento, as Metodologias Ativas colocam o aluno no centro do aprendizado.

Os professores ganham uma nova função, não apenas transmitir a matéria de forma linear para a turma, mas conduzir e instigar os alunos a pesquisarem e produzirem conhecimento. Através da resolução de problemas e do desenvolvimento de projetos, os estudantes aprofundam e absorvem muito mais conteúdo de maneira prática.

 

Desenvolver habilidades

Nas aulas tradicionais, o foco é transmitir determinado conteúdo, para que o aluno compreenda e faça provas. O enfoque é apenas na absorção de conteúdo acadêmico e não necessariamente na interpretação e reflexão.

Em contrapartida, a Metodologia Ativa desenvolve várias outras habilidades com o estudante. Além de passar o conteúdo que será necessário em provas, essa forma de estudo desenvolve capacidades como: pensamento crítico, trabalho em equipe, resolução de problemas, criatividade e proatividade. Essa metodologia prepara a criança para a vida e a carreira profissional e não foca apenas em conhecimentos acadêmicos que serão usados em avaliações e possivelmente esquecidos rapidamente. A Metodologia Ativa ensina para a vida, e não só para as provas.

 

Avaliação

As Metodologias Ativas inovaram na forma de avaliação. Ao invés das provas tão conhecidas e temidas das Metodologias Passivas, o aluno será avaliado ao longo de todo o processo de desenvolvimento de conhecimento.

Não é apenas o produto final que será avaliado, quer seja ele um trabalho ou projeto, mas todo o período de desenvolvimento, pesquisas, debates, também faram parte da nota do estudante.

Esse novo sistema de avaliação permite que o aluno se destaque e seja reconhecido por suas melhores habilidades, sendo assim uma forma mais justa de avaliar se o conhecimento foi absorvido ou não.

 

Metodologias ativas no Erasto

O Colégio Erasto Gaertner é uma instituição de ensino tradicional, e por isso reconhece o valor das aulas expositivas. Gerações aprenderam desta forma, e ela funciona muito bem para alguns objetivos. Mas o mundo atual precisa de mais do que só conteúdo, e por isso o colégio está inserindo as Metodologias Ativas em algumas aulas.

As aulas do Projeto Bilingue e de Programação utilizam muitas Metodologias Ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos. Além disso, os professores do colégio usam estas metodologias em Feiras do Conhecimento e em algumas aulas nas quais querem instigar mais a formação de habilidades dos alunos.

Desta forma, juntando a tradição e a inovação, o Colégio Erasto Gaertner prepara os seus alunos para a vida, permitindo que desenvolva as suas habilidades ao máximo.