Novo Ensino Médio no Erasto

Dialogar com a realidade atual, se adaptar às necessidades dos estudantes, preparar os jovens para viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado de trabalho dinâmico: essas são as propostas do novo Ensino Médio.

O Erasto está preparado para aproveitar todos os benefícios do Novo Ensino Médio em 2021. A reforma na grade curricular foi aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer, que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino.

Veja algumas das mudanças mais importantes:

 

Base Nacional Comum Curricular

Até então não existia uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ou seja, não existia um padrão para o conteúdo ensinado em todas as escolas do país. Entre outras novidades, a BNCC está organizada por áreas do conhecimento e não disciplinas. O estudante continua aprendendo todas as disciplinas, porque elas estão contempladas nas habilidades e competências da BNCC. Contudo, a organização por áreas abre portas para novos formatos de aula, menos expositivas, com projetos, oficinas e atividades que conectam conhecimentos e professores de diferentes áreas.

 

Itinerários Formativos

Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela BNCC, os estudantes poderão escolher se aprofundar naquilo que mais se relaciona com seus interesses e talentos. Essas aulas eletivas são chamadas de Itinerários Formativos. Elas relacionam as áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) com aulas mais práticas, voltadas para os interesses dos alunos.

O Erasto está desenvolvendo uma aula especial para nosso Itinerário Formativo, chamada Projeto de Vida. Nesse tempo vamos fornecer para os estudantes todas as ferramentas necessárias para tomar as decisões que a idade apresenta. Serão aulas sobre autoconhecimento, teste vocacional e relacionamento interpessoal, entre outros conteúdos e ferramentas.

 

Carga horária ampliada

Professores e estudantes vão passar mais tempo desenvolvendo as aprendizagens necessárias para o futuro. No Novo Ensino Médio a carga horária é ampliada, de 2400 para 3000 horas durante os três anos.

Da carga horária total, 1200 horas pertencem ao Itinerário Formativo e poderão ser escolhidas pelo estudante, para se aprofundar em um ou mais áreas do conhecimento.

Aqui no Erasto oferecemos Itinerários Formativos a partir da 2ª Série do Ensino Médio. E no Terceirão (3ª Série do Ensino Médio) o estudante terá uma retomada de todos os conteúdos com o aprofundamento necessário para se preparar para o ENEM e o vestibular. É o Erasto preparando para o vestibular e para a vida.