4 dicas para se preparar para a volta às aulas

Com o fim das férias, é hora de pensar na volta às aulas. Esse período de transição nem sempre é fácil para as crianças, que precisam se readaptar à rotina e iniciar um novo ciclo estudantil.

Para evitar momentos de ansiedade, o ideal é começar a se planejar, evitando que a volta às aulas peguem as crianças de surpresa. Seja incentivando-os a organizarem seus materiais ou adequando a rotina, os pais possuem um papel essencial para que a volta às aulas seja um momento aguardado e feliz para os filhos.

Confira abaixo algumas dicas para facilitar a transição entre as férias e a volta às aulas!

4 dicas para preparar a criançada para a volta às aulas

1 – Retome os horários da rotina de aula

Durante as férias, é comum dar uma relaxada na questão dos horários. Principalmente quando o assunto envolve as refeições e o sono. Apesar da flexibilidade ser considerada saudável, é essencial ir reorganizando o relógio interno dos pequenos aos poucos.

Você pode, por exemplo, antecipar 15 minutos por dia a hora de comer e dormir até chegar no horário considerado ideal. Assim, a criança vai se acostumando à rotina sem sentir – nem fazer esforço.

Outra dica importante: para que esse processo de adaptação seja gradual, as famílias não devem deixar para voltar de viagem na véspera da volta às aulas. O ideal é retornar, pelo menos, dois dias antes.

2 – Converse com a criança sobre a volta às aulas

Conversar e perguntar para as crianças o que estão sentindo em relação a volta às aulas permite aos pais minimizarem eventuais ansiedades e medos. Demonstre preocupação e mostre que é normal se sentir assim.

Esse tipo de diálogo pode ser realizado com crianças já a partir de 1 ou 2 anos, a chamada geração alpha. Isso porque elas já têm entendimento a respeito da rotina e valorizam experiências novas.

Uma boa dica é mostrar fotos dos amigos e dos professores, para que puxem na memória as lembranças boas e fiquem empolgados em vê-los novamente.  

3 – Faça um calendário com contagem regressiva

Quando faltar menos de uma semana para a volta às aulas, você pode criar um calendário para fazer uma espécie de contagem regressiva. Incentive seus filhos a desenharem um calendário bem divertido, acrescentando cor, figurinhas ou adesivos.

Ao transformar esse momento em algo lúdico, os pequenos tendem a ser mais receptivos. E, ao mesmo tempo, vão se preparando, aos poucos, para o fim das férias.

4 – Inclua os pequenos nos preparativos

A compra, organização e arrumação dos materiais de aula e uniformes são processos que também ajudam na volta às aulas. Envolva as crianças e permita que façam suas próprias escolhas.

Desta forma, além de prepará-los psicologicamente para o retorno à escola, também trabalha sua autonomia e organização.

No blog do Colégio Erasto, você confere outros conteúdos que irão preparar seus filhos para o início de mais um ano letivo. Acesse!