Projeto Curitibando: Festival de Curtas "E se fosse em Curitiba?"

É com imensa satisfação que os estudantes e professores do 7º ano do Colégio Erasto Gaertner apresentam o guia do nosso festival de curtas - “Se fosse em Curitiba”. Esse guia foi construído pelos estudantes durante o 4º bimestre de 2019 como parte do Projeto Curitibando.

O Projeto Curitibando nasceu em 2015 como um roteiro para que nossos estudantes conhecessem a cidade em que moram e pudessem, a partir do seu entorno, desenvolver atitudes de responsabilidade e cidadania. Com o passar do tempo o projeto cresceu, tornou-se transdisciplinar e as possibilidades foram expandidas a cada ano. Assim, Curitiba já foi apresentada em um guia turístico em 2017 e também foi candidata fictícia para sediar uma Olimpíada em 2018. Sempre resultando em uma publicação autoral dos nossos estudantes.

Usando metodologias ativas de aprendizagem, nossos alunos têm que apresentar Curitiba em diferentes contextos, resolver problemas, trabalhar em equipe, negociar e tomar decisões. Desenvolvendo suas capacidades de resolução de problemas complexos usando a criatividade.

O Curitibando de 2019 apresenta a cidade de Curitiba como possível locação de cinema, para filmes de diferentes gêneros. Assim, os pontos turísticos da cidade foram explorados como cenários de filmes famosos, com nossos estudantes como personagens, diretores e figurinistas. Após as pesquisas eles puderam regravar cenas dos filmes que escolheram, reproduzindo a locação de pontos turísticos que conheceram em um passeio pela cidade usando a criatividade e trabalhando em equipe. O resultado desse trabalho pode ser conferido no festival de curtas “Se fosse em Curitiba”.

Além de Melhor Filme, cada sala teve votação para Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado, e quem ganhou o prêmio foi "Star Wars: a vingança dos piás." A premiação foi no dia 26/11.