Raciocínio lógico: como estimular?

Ter uma boa capacidade de raciocínio lógico é fundamental ao longo de toda a vida dos seus filhos. Ele é o responsável por auxiliar na resolução dos problemas. Além disso, é uma das funções cognitivas mais importantes para aumentar a capacidade de aprendizado.

É através do raciocínio lógico infantil que a criança aprende a lidar com as situações pelas quais ela passa, desenvolvendo aspectos fundamentais como:

  • Estruturação de argumentos na construção do raciocínio;

  • Organização de suas tarefas do dia a dia;

  • Memorização de informações e conteúdos.

Além dessas, ainda há outras capacidades básicas que a acompanharão para sempre. Logo, é fundamental estimular o raciocínio lógico infantil. Desse modo, seus filhos poderão crescer e tornar grandes pessoas e profissionais.

Quando começar a estimular o raciocínio lógico?

Imediatamente! O raciocínio lógico é uma competência que pode ser estimulada em qualquer fase da vida. Desde os bebês até os idosos, todos precisam manter estes estímulos para ter uma mente saudável. 

O raciocínio lógico ajuda seus pequenos a construírem novas conexões neurais e fortalecer aquelas já existentes. Por isso, quanto mais cedo seus filhos começarem a trabalhá-lo melhor. Assim, eles terão maior facilidade de aprendizado e um aproveitamento maior de todo o período escolar.

Como estimular o raciocínio lógico infantil?

Agora que você já sabe mais sobre a importância de estimular o raciocínio lógico, é hora de descobrir como levar isto para seus pequenos. Selecionamos algumas atividades que auxiliam nesse processo de desenvolvimento. 

O mais interessante é que boa parte delas são lúdicas e permitem que seus filhos aprendam brincando. 

Já falamos sobre como brincar é fundamental para o crescimento da criança. Caso não conheça este material, aproveite e clique aqui!

Confira algumas possibilidades:

  • Estimule o uso de jogos educativos

Os jogos de tabuleiro são um clássico do desenvolvimento de raciocínio lógico. 

Enquanto isso, os jogos de memória e quebra-cabeças são exemplos ótimos de atividades lúdicas que melhoram a agilidade do raciocínio. Outros, como o LEGO, estimulam a criatividade e exercitam a capacidade de construção.

Contudo, esteja atento para escolher os materiais corretos de acordo com cada idade: nada de jogos com peças muito pequenas para crianças menores!

  • Use a tecnologia com inteligência

A tecnologia certamente oferece um mundo de possibilidades para entreter os seus filhos. Contudo, nem todas são adequadas e educativas. Por isso, verifique e filtre o que será dado ao seu filho.

Uma alternativa possível é buscar conteúdos em vídeo do tipo “faça você mesmo” e participar de todo o processo.

  • Explore o poder da literatura

Ler é muito importante para desenvolver o raciocínio, bem como a capacidade de interpretação de textos. Estimule a criança a ler revistas, livros e notícias adequadas para a sua faixa etária.

  • Inclua atividades com música

Tocar instrumentos ou participar de um coral também são excelentes formas de exercitar o cérebro. A música ajuda muito no desenvolvimento dos pequenos!

  • Pense em aulas de programação e robótica

São atividades arrojadas e completamente alinhadas com o mercado do futuro. Além de trabalhar profundamente o raciocínio lógico infantil, as aulas apresentarão ao seu filho um campo de conhecimento muito valorizado.

Estas são algumas de nossas sugestões para que você estimule o raciocínio lógico de seus filhos. O importante é encontrar alternativas viáveis e garantir o melhor aprendizado.

Aqui, no Colégio Erasto Gaertner, temos um método de ensino que estimula o raciocínio lógico, com aulas especiais de programação, com a Happy Code. Aproveite nosso blog e conheça mais sobre a metodologia!