Vantagens da educação bilíngue para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e globalizado. A proximidade entre os países e culturas impulsiona outras tendências e necessidades para profissionais de muitas áreas. E, para se destacar como profissional agora e no futuro, existe um pré-requisito: falar no mínimo outro idioma. O profissional bilíngue, além de aprender com mais facilidade e raciocinar de forma diferente, é mais atrativo aos "olhos" do mercado se comparado ao profissional que não desenvolve essa habilidade. 

De acordo com pesquisa realizada pelo site Catho, que analisou 2.444 cargos em 19 mil empresas de todo o Brasil, o profissional bilíngue pode receber um salário até 61% maior do que aquele que não domina nenhuma língua estrangeira. 

Milhares de multinacionais instaladas no País necessitam de profissionais bilíngues e empresas nacionais também procuram esses colaboradores por estarem ampliando seus contatos no exterior. No entanto, este perfil profissional ainda é escasso no Brasil. Apenas 5% da população brasileira apresenta fluência na língua inglesa, de acordo com dados da British Council.

Oportunidades em multinacionais: reconhecimento e salários atrativos

Muitas são as oportunidades para jovens bilíngues, que acabaram de concluir ou ainda estão cursando a graduação. Empresas nacionais e multinacionais com filiais no Brasil oferecem programas de estágio e trainee com salários atrativos, acima da média do mercado.

Os programas têm como objetivo filtrar os melhores profissionais por meio de constantes avaliações de desempenho, que geralmente são divididas em etapas e podem durar de 6 a 18 meses. Quem passa por um desses rigorosos processos seletivos tem uma oportunidade de crescimento e construção de carreira em empresas sólidas e de grande reconhecimento. 

O papel da educação bilíngue 

Toda essa necessidade reflete também no mercado de educação nacional, onde podemos observar ao passar dos anos o crescimento de escolas bilíngues, com a preparação das crianças para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado no futuro. A fala de outros idiomas não será mais um destaque, mas sim um requisito básico.

Assim, muitas escolas adaptam ou criam metodologias de ensino não apenas para que exista um momento de aprendizado de uma segunda língua no currículo escolar, mas sim que o idioma complementar esteja presente nos processos de aprendizado, de forma natural e vinculada aos conteúdos ensinados em sala e no desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Essa é uma alternativa muito interessante para pais que querem preparar os filhos, pois explora a facilidade que crianças em idade escolar têm para aprender um novo idioma.

É o caso da nova proposta que temos aqui no Colégio Erasto a partir de 2020, com a parceria firmada com International School, reconhecida como o melhor sistema de ensino bilíngue por três anos consecutivos pela Revista Educar, professores bilíngues e certificação internacional. 

É a preparação dos profissionais do futuro com uma abordagem metodológica que promove integração de conteúdos de outras áreas do conhecimento e utiliza um segundo idioma como meio de instrução.

---

Quer saber mais sobre as vantagens da educação bilíngue em comparação com um curso de inglês? Confira o post que preparamos sobre esse tema.